INMET emite alerta de tempestades severas na Região Sul. Sudeste e Centro-Oeste possuem alerta a partir de sexta-feira

Tempestades vão atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, como resultado da passagem de uma frente fria e outros sistemas associados. Também haverá uma queda brusca nas temperaturas.

Mapa de probabilidade de chuva para a manhã de quinta-feira (24)
Mapa de probabilidade de chuva para a manhã de quinta-feira (24) ilustra a região na qual o INMET emitiu um alerta de tempestades severas.

O INMET publicou um alerta de tempestades severas em parte da região Sul. A chuva pode atingir taxas de 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. O alerta abrange uma grande parte do Rio Grande do Sul e também Santa Catarina.

Os temporais são formados pela circulação associada a uma frente fria. Há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de objetos altos, além de inundações e alagamentos.

As tempestades são resultado de um Jato de Baixos Níveis (JBN) intenso, somado à instabilidade causada por uma frente fria e o suporte dinâmico dos Jatos de Altos Níveis (JAN) na atmosfera.

Quais estados serão atingidos pelas tempestades nos próximos dias?

Ao longo desta quinta-feira (24), o sistema frontal vai gradualmente se mover para o Norte, deixando de atuar no estado Gaúcho e passando a atingir o restante de Santa Catarina e o Paraná com tempestades severas.

Durante a sexta-feira (25), o sistema continua avançando para o norte. Agora, as tempestades atingem com maior intensidade o território Paranaense, o sul e leste de São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul.

Entre o sábado (26) e o domingo (27), o sistema frontal atinge com maior intensidade o Mato Grosso do Sul e praticamente todo o Sudeste, causando chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. Chuvas também vão se formar no Mato Grosso e em Goiás.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo (27)
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo (27) mostra valores significativos em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Vale lembrar que, durante tempestades, há risco alto de queda de objetos e galhos de árvores, além de descargas elétricas fatais. Por isso, se atente às recomendações:

  • Não se abrigar debaixo de árvores;
  • Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
  • Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
  • Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.

Frio finalmente retorna ao inverno após passagem da frente

As chuvas trazem um importante alívio para a onda de calor que assolou grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos últimos dias. De acordo com o modelo ECMWF, as anomalias de temperatura chegaram próximas aos 15 graus acima da média em algumas regiões.

Além da chuva, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem bruscamente em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com risco de geadas na região Sul e temperaturas abaixo de zero na serra gaúcha e catarinense. Não deixe de conferir a previsão completa para sua cidade aqui na Meteored | Tempo.com.