Início de semana com alerta de chuvas volumosas em parte do Sudeste

A atuação de uma frente fria traz provoca chuvas volumosas e potencial elevado para transtornos como alagamentos e inundações, principalmente no estado de São Paulo.

Alerta tempo severo
Sistema frontal com contribuição de cavados, contribuem para chuvas intensas nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais.

O forte calor sentido pelos gaúchos no sábado (08), foi aliviado neste domingo (09) pelo avanço de uma frente fria, que provocou chuvas irregulares e mais concentradas no leste do Rio Grande do Sul. Apesar da diminuição das temperaturas, as máximas ainda atingiram os 30°C no centro-oeste do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, o sistema provocou temporais a partir do meio da tarde, com volumes em torno de 20 mm no centro-leste e no oeste catarinense.

Nesta madrugada chuvas intensas já provocaram o transbordamento de córregos e rios na Grande São Paulo. No intervalo de 2 horas foram acumulados mais de 90 mm em Barueri e de 60 mm na capital.

A frente se mantém sobre o estado de São Paulo e contribui para a organização do canal de umidade e, consequentemente, para chuvas volumosas, ainda mais devido a formação de um cavado a leste do estado, onde se esperam os maiores volumes.

Destaques e alertas para os próximos dias

Nesta segunda-feira (10), a frente fria mantém as chuvas de moderada a forte intensidade no leste de paulista, principalmente na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e litoral norte. No sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, há potencial para chuvas moderadas que também podem causar alagamento e inundações. No sul do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.

Na parte da tarde, devido ao deslocamento do sistema frontal mais para norte, os núcleos de chuva mais intensos passam a se concentrar no sul do Rio de Janeiro, porém ainda há riscos para transtornos no litoral norte paulista e no Vale do Paraíba. Na Grande São Paulo chove com menor intensidade. Por circulação dos ventos que transportam umidade do oceano em direção ao continente, chove com moderada intensidade no restante do litoral paulista, no leste do Paraná e norte de Santa Catarina. Alerta para temporais e chuvas intensas no norte paranaense, oeste de São Paulo e metade sul do Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (11), a frente fria se afasta, mas uma região de cavado sobre o estado de São Paulo contribui para manutenção do tempo instável. No período da manhã, chuvas de moderada a forte intensidade atingem o centro-norte e leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, trazendo potencial para alagamentos e inundações. A partir do meio da tarde o alerta de tempo severo é transferido para o leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, estado do Espírito Santo e norte do Mato Grosso do Sul. Na porção central do território mineiro e em Goiás, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, mas não se descarta a ocorrência de temporais localizados.

Na quarta-feira (12), as chuvas se tornam mais isoladas, devido ao maior afastamento do sistema frontal. Pela manhã, bastante nebulosidade sobre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul, ocorrência de chuvas fracas e isoladas que não trazem riscos. Na parte da tarde, há alerta para temporais no centro-norte e leste paulista, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, oeste e centro-sul de Minas Gerais, incluindo a Grande BH, sul de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.