Geadas até o MS, neve no Sul e chuvas volumosas no leste do Sudeste

Frente fria avança juntamente com massa de ar polar intensa pelo Centro-Sul. Há alerta para ocorrência de geada de moderada a forte intensidade do RS até o MS. No Sudeste a frente fria provoca chuvas volumosas no litoral paulista e no RJ.

Fim de semana de frio e geada em todo o Sul e parte do Mato Grosso do Sul. Há chance de neve para esta sexta-feira.

Uma frente fria vem atuando sobre a Região Sul e já provou chuvas não muito volumosas em boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção para o sul do estado onde os acumulados ficaram entre 21 e 48mm. As temperatura também diminuíram bastante, com mínimas entre 4 e 9°C do sul do estado gaúcho até o oeste de Santa Catarina, onde a massa de ar polar intensa já está atuando.

Com o avanço de ambos os sistemas, o tempo firme predomina em boa parte do Rio Grande do Sul, com sensação de frio ao longo desta sexta-feira (02). No norte e nordeste gaúcho, estado de Santa Catarina e no Paraná, a frente fria deixa o tempo nublado e com chuva, sendo de moderada intensidade no leste e norte catarinense e, a partir do fim da tarde, no leste do Paraná. Durante a noite e madrugada a incursão do ar frio se torna mais intensa e a nebulosidade se mantém densa, trazendo a possibilidade de ocorrência de neve na Serra Gaúcha e Catarinense, no Planalto de Santa Catarina e sul do Paraná.

No Sudeste e Centro-Oeste, a nebulosidade aumenta e as temperaturas diminuem, com ventos de sul transportando o ar frio até o norte do Mato Grosso durante a noite. Previsão de chuva a partir do meio da tarde no leste paulista e durante a noite no Rio de Janeiro. Há risco de chuvas volumosas que podem causar transtornos, principalmente, no litoral norte de São Paulo e no Rio de Janeiro durante a madrugada.

O fim de semana

No sábado (03), o tempo firme e gelado predomina na Região Sul, com sol entre muitas nuvens somente no norte pioneiro no estado do Paraná. Há previsão para ocorrência de geada em todo o Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense, sul e oeste do Paraná. No fim do dia, a massa de ar polar se encontra centralizada no estado gaúcho, o que torna a noite mais fria em relação ao dia anterior em todo o Centro-Sul.

No Sudeste, o dia fica nublado em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais. No entanto, a presença da frente fria, contribui para um dia chuvoso no leste paulista, no extremo sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Mais para o fim do dia passa a chover no norte paulista e nas demais áreas do sul de Minas Gerais. Alerta para transtornos no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Já no Centro-Oeste, há aumento da nebulosidade em Goiás e no leste do Mato Grosso do Sul, porém, não há previsão de chuva. O destaque fica para o frio, que ocorre de maneira mais intensa no Mato Grosso do Sul, onde há risco para geada fraca no extremo sul do estado.

O domingo (04), a massa de ar polar se mantém sobre a Região Sul, o que favorece mais um dia de tempo firme, ensolarado e frio, com ocorrência de geada de moderada a forte intensidade nos três estados. A exceção fica para o leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, onde o sol aparece entre muitas nuvens e há chance de chuva fraca.

No Sudeste, a frente fria continua a influenciar o tempo na Região. O dia fica nublado, chuvoso e frio no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em boa parte de Minas Gerais, sendo neste último, a ocorrência de chuvas mais volumosas. No oeste paulista e no norte mineiro, o sol aparece entre nuvens e a sensação também é de frio. Para o Centro-Oeste, a sensação de frio continua e o risco de geada para o sul do Mato Grosso do Sul se mantém. O tempo fica nublado e frio em Goiás, mas não há previsão de chuva.