Geadas até o MS, neve no Sul e chuvas volumosas no leste do Sudeste
Frente fria avança juntamente com massa de ar polar intensa pelo Centro-Sul. Há alerta para ocorrência de geada de moderada a forte intensidade do RS até o MS. No Sudeste a frente fria provoca chuvas volumosas no litoral paulista e no RJ.

Uma frente fria vem atuando sobre a Região Sul e já provou chuvas não muito volumosas em boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção para o sul do estado onde os acumulados ficaram entre 21 e 48mm. As temperatura também diminuíram bastante, com mínimas entre 4 e 9°C do sul do estado gaúcho até o oeste de Santa Catarina, onde a massa de ar polar intensa já está atuando.
Com o avanço de ambos os sistemas, o tempo firme predomina em boa parte do Rio Grande do Sul, com sensação de frio ao longo desta sexta-feira (02). No norte e nordeste gaúcho, estado de Santa Catarina e no Paraná, a frente fria deixa o tempo nublado e com chuva, sendo de moderada intensidade no leste e norte catarinense e, a partir do fim da tarde, no leste do Paraná. Durante a noite e madrugada a incursão do ar frio se torna mais intensa e a nebulosidade se mantém densa, trazendo a possibilidade de ocorrência de neve na Serra Gaúcha e Catarinense, no Planalto de Santa Catarina e sul do Paraná.
No Sudeste e Centro-Oeste, a nebulosidade aumenta e as temperaturas diminuem, com ventos de sul transportando o ar frio até o norte do Mato Grosso durante a noite. Previsão de chuva a partir do meio da tarde no leste paulista e durante a noite no Rio de Janeiro. Há risco de chuvas volumosas que podem causar transtornos, principalmente, no litoral norte de São Paulo e no Rio de Janeiro durante a madrugada.
O fim de semana
No sábado (03), o tempo firme e gelado predomina na Região Sul, com sol entre muitas nuvens somente no norte pioneiro no estado do Paraná. Há previsão para ocorrência de geada em todo o Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense, sul e oeste do Paraná. No fim do dia, a massa de ar polar se encontra centralizada no estado gaúcho, o que torna a noite mais fria em relação ao dia anterior em todo o Centro-Sul.
No Sudeste, o dia fica nublado em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais. No entanto, a presença da frente fria, contribui para um dia chuvoso no leste paulista, no extremo sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Mais para o fim do dia passa a chover no norte paulista e nas demais áreas do sul de Minas Gerais. Alerta para transtornos no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Já no Centro-Oeste, há aumento da nebulosidade em Goiás e no leste do Mato Grosso do Sul, porém, não há previsão de chuva. O destaque fica para o frio, que ocorre de maneira mais intensa no Mato Grosso do Sul, onde há risco para geada fraca no extremo sul do estado.
Frente fria avança em direção ao Sudeste nesta sexta-feira (02), provocando #chuvas volumosas no leste paulista e no Rio de Janeiro ao longo do fim de semana. Massa de ar polar intensa também consegue avançar, trazendo risco de #geada para todo o Sul. pic.twitter.com/WAGgaPUxVO
— Tempo.com (@OtempoBrasil) August 2, 2019
O domingo (04), a massa de ar polar se mantém sobre a Região Sul, o que favorece mais um dia de tempo firme, ensolarado e frio, com ocorrência de geada de moderada a forte intensidade nos três estados. A exceção fica para o leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, onde o sol aparece entre muitas nuvens e há chance de chuva fraca.
No Sudeste, a frente fria continua a influenciar o tempo na Região. O dia fica nublado, chuvoso e frio no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em boa parte de Minas Gerais, sendo neste último, a ocorrência de chuvas mais volumosas. No oeste paulista e no norte mineiro, o sol aparece entre nuvens e a sensação também é de frio. Para o Centro-Oeste, a sensação de frio continua e o risco de geada para o sul do Mato Grosso do Sul se mantém. O tempo fica nublado e frio em Goiás, mas não há previsão de chuva.