Frio sem trégua: semana com onda de frio em metade do Brasil e avisos amarelos do INMET para 10 estados

Semana será de frio constante em boa parte do Brasil, com ar frio agindo em todas as regiões do país. Confira aqui os detalhes da previsão.

Onda de frio define esta semana no Brasil. A sensação de frio vai ser constante em boa parte do país, afetando as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo com o ar frio chegando às regiões Norte e Nordeste, o efeito maior é de baixar as temperaturas mínimas, mantendo as máximas elevadas, o que representa um aumento da amplitude térmica e redução da umidade do ar, sendo uma condição ruim para a saúde.

Já no começo da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para o risco de geada para os 3 estados do Sul do Brasil e de declínio de temperatura para parte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, da Bahia, de Pernambuco, do Piauí e do Ceará. Vale ressaltar que, o declínio da temperatura, traz riscos para os períodos da noite e madrugada.

onda de frio
Alerta do INMET para a segunda-feira.

Essa condição vai se estender ao longo da semana, mas com redução do potencial de formação de geadas, que passa a ocorrer de forma mais pontual nas áreas mais elevadas do Sul do Brasil. No Sudeste existe risco para geadas, mas em um área mais específica que compreende a divisa entre os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, onde as temperaturas podem chegar a valores abaixo de 0°C.

Segunda e terça-feira: ar polar em todas as regiões

O ar polar atual continua influenciando o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, mas chega ao Nordeste.

Na segunda-feira (11), a massa de ar polar perde intensidade, mas continua trazendo bastante frio para o Brasil. As mínimas na Região Sul ficam abaixo dos 10°C, mas a maioria das localidades vão registrar temperaturas abaixo dos 8°C. No Rio Grande do Sul, mínimas abaixo dos 4 e 5°C no Sul, Campanha, região Central, Norte, Missões e principalmente na Serra. Em Santa Catarina, o Sul, Serra, Planalto e Oeste, com temperaturas abaixo dos 4°C. No Paraná, as mínimas ficam abaixo dos 4 e 5°C no sul e leste do estado.

onda de frio
Temperaturas mínimas para a segunda-feira, 11 de agosto.

Na Região Sudeste, as temperaturas no início da manhã ficam abaixo dos 10°C em todo o estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no centro-sul de Minas Gerais, até as regiões mais elevadas do Rio de Janeiro. Na porção central mineira, as mínimas ficam somente 1 a 2°C acima. Sensação de frio mais ameno para o Espírito Santo e norte de Minas Gerais.

No Nordeste, principalmente no sul e sudeste da Bahia, a atuação da frente fria, juntamente à incursão de massa de ar polar traz sensação de frio para os locais que não estão tão acostumados aos dias com temperaturas variando de 19 a 20°C ao longo do dia.

Temperaturas abaixo dos 4°C podem gerar geadas. Assim, boa parte do Sul está sob alerta. Regiões com temperaturas em torno dos 5°C, podem registrar geadas pontuais e de fraca intensidade.

No Centro-Oeste, as temperaturas mais baixas ocorrem em Mato Grosso do Sul, com mínimas variando de 8 a 10°C; no sul e oeste do Mato Grosso e no centro-sul de Goiás, as mínimas ficam em torno dos 16°C.

No Norte, a friagem atinge os estados de Rondônia e do Acre, deixando as temperaturas mínimas entre 16 e 18°C.

Na terça-feira (12), o núcleo da massa de ar polar atua no leste das regiões Sul e Sudeste, mantendo o frio mais intenso nessas regiões. No entanto, o sistema perde força e as temperaturas ficam até 1°C mais elevadas. No entanto, o risco de geadas continua na Região Sul.

onda de frio agosto
Temperaturas mínimas para a terça-feira, 12 de agosto.

Por outro lado, o avanço mais para o norte permite que o ar frio atue com mais eficiência sobre os estados do Mato Grosso do Sul, de Goiás e da Bahia, baixando as temperaturas e aumentando a sensação de frio durante a noite, madrugada e início da manhã.

Nova massa de ar frio chega ao Brasil a partir da quarta-feira

Na quarta-feira (13), a massa de ar polar se afasta para o oceano dando espaço para a chegada de uma outra massa de ar frio, Nessa transição, as temperaturas no centro-sul aumentam, mas o frio continua intenso no início do dia no centro-sul do Brasil.

A semana vai trazer temperaturas abaixo da média para boa parte do Brasil durante a semana, configurando um evento de onda de frio.

A segunda massa de ar frio passa atuar na Região Sul a partir do período da tarde, na porção sul do Rio Grande do Sul, afetando todo o estado a partir da noite.

Na quinta-feira (14), a nova massa de ar polar ganha intensidade, mas não consegue avançar muito. De qualquer forma, o ar frio consegue se espalhar por todo o Sul, chegando no leste do Sudeste mais para o fim do dia.

previsão do tempo
Anomalia de temperatura para o período de 11 a 18 de agosto. caracterizando a atuação de uma onda de frio.

Trata-se de um sistema de baixa amplitude, ou seja, que não consegue avançar com seu núcleo sobre a Região Sul, ficando ao sul do Uruguai e leste da Argentina, o que mantém a sensação de frio, mas não intensifica o frio em relação à massa de ar polar atual.

Esse posicionamento do sistema, que é uma alta pressão, favorece o transporte de umidade do oceano em direção a faixa leste do norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, o que deixa o tempo mais fechado e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco.