Duas massas de ar frio vão atuar no Brasil nesta semana; saiba o que esperar

Além da massa de ar frio intensa que já está atuando no país e continuará ao longo dos próximos dias, uma nova massa de ar frio avançará pelo Brasil a partir da quarta-feira, intensificando o frio em alguns estados.
- Mais informações: Domingo do Dia dos Pais gelado no Brasil
Este domingo (10) se iniciará com a atuação de uma massa de ar frio sobre o país, que esteve avançando entre essa sexta-feira (08) e o sábado (09). A massa de ar frio afetou 11 estados brasileiros, de maneira muito abrangente, fazendo as temperaturas caírem de maneira acentuada.
A tendência é que esta massa de ar frio continue atuando no centro-sul do país até a terça-feira (12). Conforme os dias passam, no entanto, as temperaturas tendem a subir gradualmente, embora continuem mais frias que o normal. Reduz, assim, o risco de geadas, e não há previsão de novas ocorrências de neve.
Nova massa de ar frio atuará a partir de quarta-feira
Já na quarta-feira (13), no entanto, uma nova massa de ar frio começa a avançar pelo Rio Grande do Sul, junto a uma frente fria intensa. Neste mesmo dia, o ar frio já ocasionará uma queda brusca das temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Até a sexta-feira (15), a massa de ar frio continuará avançando pelo país, podendo ocasionar novas geadas, como é possível observar acima.
No entanto, ela não terá a mesma abrangência da última massa de ar frio. Ao todo, ela causará uma queda das temperaturas em oito estados:
- Rio Grande do Sul - Todo o território;
- Santa Catarina - Todo o território;
- Paraná - Todo o território;
- Mato Grosso do Sul - apenas o sul do estado;
- São Paulo - especialmente o litoral sul, região metropolitana e vale do Paraíba;
- Rio de Janeiro - Todo o território;
- Minas Gerais - Especialmente o sul e a Zona da Mata;
- Espírito Santo - especialmente o sul do estado.

Em outras palavras, entre a quarta-feira (13) e a sexta-feira (15), o sistema causará uma queda expressiva das temperaturas na região sul e no leste da região sudeste, como é possível observar na figura abaixo, mas não deve avançar muito mais que isso nem chegar a outros estados.
Ainda assim, esse segundo sistema fará com que o clima continue mais frio do que o normal na maior parte do centro-sul do pais ao longo de toda a semana, ajudando a prolongar os efeitos causados pela primeira massa de ar frio, que está atuando neste exato momento.

De acordo com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o declínio das temperaturas pode ocasionar problemas de saúde - especialmente em populações mais vulneráveis: moradores de rua (que correm risco de morte), pessoas com doenças preexistentes, crianças muito novas e idosos.