Frio polar inunda boa parte do Brasil: temperaturas de até -4°C e risco de geadas generalizadas

Nos próximos dias uma forte massa de ar polar cobre boa parte do Brasil. O ar frio traz quedas de temperaturas e aumenta as chances de geadas em 6 estados. Temperaturas podem chegar a -4°C.

    Pico do Itatiaia, Rio de Janeiro, um dos locais mais frios do Brasil.
    Pico do Itatiaia, Rio de Janeiro, um dos locais mais frios do Brasil tem previsão de temperaturas negativas nesta quarta (30).

    A massa de ar polar segue seu caminho e avança pelo Brasil no decorrer desta terça-feira (29). Diversos estados do centro-sul do Brasil vão registrar temperaturas amenas na tarde de hoje (29), em alguns pontos as temperaturas máximas ficam 10°C abaixo da média para o período, caso de Campo Grande/MS onde a máxima não supera os 21°C.

    A quarta-feira (30) terá frio intenso em boa parte do Brasil. Nos pontos de maiores altitudes, as temperaturas ficam negativas, caso da Serra Gaúcha e Catarinense, e pontos da Serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nestas áreas há riscos de geadas mais intensas devido às baixas temperaturas.

    As geadas previstas para esta quarta-feira (30) podem ocorrer de forma generalizada. Veja os estados que listados quais são os 6 estados com possibilidade de geadas abrangentes:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná (exceto noroeste e norte do estado)
    • São Paulo (sul do estado e Serra da Mantiqueira)
    • Rio de Janeiro (Região Serrana)
    • Minas Gerais (sul de Minas)

    Confira a previsão do tempo com mais detalhes para os próximos dias conosco na Meteored | Tempo.com.

    Temperaturas chegam a -4°C e eleva risco de geadas generalizadas

    O ar frio continua avançando sobre o país e nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), da qual amanhã (30) será um de seus dias mais intenso com temperaturas mínimas abaixo dos 5°C em praticamente todo o estado gaúcho e catarinense. Com exceção de algumas cidades no sudoeste do Rio Grande do Sul, e da faixa litorânea que se estende desde Chuí/RS a Joinville/SC. Na capital Porto Alegre/RS, a mínima prevista é de apenas 6°C.

    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa.
    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa apresenta a presença da massa de ar frio sobre o centro-sul do Brasil.

    Nas áreas mais elevadas que abrange cidades como São Joaquim/SC, Urubici/SC, Urupema/SC e São José dos Ausentes/RS, o amanhecer será com temperatura abaixo de 0°C, previsão entre -1°C e -4°C. No Paraná, também é previsto frio, temperaturas entre 0°C e 3°C na porção sul. Em Curitiba/PR, mínima prevista de apenas 3°C.

    Mínimas um pouco mais elevadas no noroeste do estado mas que ainda ficam abaixo de 10°C. Ainda sobre a Região Sul, são esperadas geadas generalizadas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, apenas o noroeste do estado, não possui riscos elevados ao comparar com as demais regiões.

    Ao partir para outras áreas do Brasil chegamos na Região Sudeste, onde também há previsão de temperaturas negativas, principalmente na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

    Nesta localidade, a altitude também é fator fundamental para provocar as baixas temperaturas. Além disso, há possibilidade de geadas espalhadas por diversos pontos da região, principalmente no sul de Minas Gerais.

    Temperatura mínima prevista para esta quarta-feira (30).
    Temperatura mínima prevista para esta quarta-feira (30) mostra temperaturas negativas sobre o Sul e Sudeste do Brasil.

    A começar pelo sul de Minas Gerais, com expectativa de temperaturas entre -2°C e 4°C, próximo a divisa com o estado fluminense. De forma geral temperaturas abaixo dos 5°C com altas chances de geadas, bem como no lado paulista, com destaque para áreas próximas a Serra da Mantiqueira. Muito se fala em Campos do Jordão/SP com previsão de 2°C, mas temos ainda Santo Antônio do Pinhal/SP e Monteiro Lobato/SP ambas com previsão de 3°C.

    No Rio de Janeiro, as áreas serranas chamam a atenção devido a sua altitude, e agora pelas temperaturas. Em Teresópolis/RJ e Petrópolis/RJ mínimas variando entre 4°C e 6°C, é importante dizer que alguns ajustes são necessários em relação a temperatura, uma vez que os modelos podem superestimar a variável e, destas forma, ressaltar a importância de analisar os fatores que contribuem para a previsão.

    Na Região Centro-Oeste do Brasil, a quarta-feira (30) também contará com temperaturas mais baixas, contudo não há previsão de geadas. O frio ficará concentrado sobre o centro-sul do Mato Grosso do Sul com temperaturas mínimas entre 8 e 10°C. O estado de Goiás tem previsão de mínimas um pouco mais altas e variam entre 12 e 14°C.