Ar polar chega ao Sudeste do Brasil e região pode registrar 10°C abaixo da média e temperaturas abaixo de 0°C; confira

A massa de ar polar chegará ao Sudeste nesta quarta-feira (30), onde é esperado um acentuado declínio das temperaturas, com ocorrência de geada e até temperaturas negativas nas áreas montanhosas.

A massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas no centro-sul do Brasil ao longo desta terça-feira (29) vai ganhar força sobre a região Sudeste no amanhecer da quarta-feira (30). Será um evento de frio extremo, com temperaturas até 10°C abaixo da média em alguns pontos, risco de geada e de temperaturas negativas em áreas montanhosas. Confira os detalhes.

Alerta de evento extremo de frio no Sudeste do Brasil

O declínio das temperaturas previsto para quarta (29) e quinta-feira (31) representará um frio extremo para a região. Isso pode ser visto através do índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF, modelo de confiança da Meteored.

No mapa abaixo, vemos a previsão do EFI para temperatura mínima nesta quarta-feira (30), cujos valores estão entre 0,8 e 0,9, representados pela escala de cores em azul, indicam um evento considerado extremo.

Previsão do EFI do ECMWF para temperatura mínima nesta quarta-feira (30). Créditos: ECMWF.
Previsão do EFI do ECMWF para temperatura mínima nesta quarta-feira (30). Créditos: ECMWF.

Esse índice mostra o quanto a previsão difere da climatologia do modelo. Assim, apesar das temperaturas mais baixas estarem previstas para a região Sul, as temperaturas mínimas previstas para o Sudeste serão mais incomuns. Isso quer dizer que é mais normal fazer este frio no Sul do que no Sudeste.

Quarta-feira

Nesta quarta-feira (30) o amanhecer será de temperaturas de até -2°C nas regiões montanhosas de divisa entre os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A área mais fria do Sudeste será a região sul de Minas Gerais, onde os termômetros devem ficar entre 0°C e 5°C, com risco elevado de geada. No Rio de Janeiro, enquanto na capital a mínima prevista é de 16°C, na região serrana as temperaturas ficam entre 6°C e 9°C.

Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (30), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (30), de acordo com o ECMWF.

Em São Paulo, a capital paulista deve ter um amanhecer de apenas 8°C. Em todo o estado as temperaturas são essencialmente abaixo dos 10°C. As maiores mínimas ficam na parte oeste do estado, em torno de 11°C e diminuem em direção ao sul e leste.

Destaque para:

  • Mínimas de 6°C na Região Metropolitana de São Paulo
  • Mínimas de 4°C na região sul do estado de São Paulo
  • Mínimas de 3°C na divisa de São Paulo com Minas Gerais

Estes valores representam anomalias de até 10°C abaixo da média em alguns pontos, como por exemplo entre São Paulo e o sul de Minas Gerais.

Previsão de anomalia de temperatura mínima nesta quarta-feira (30), de acordo com o ECMWF.
Previsão de anomalia de temperatura mínima nesta quarta-feira (30), de acordo com o ECMWF.

risco de geada em todas essas regiões com mínimas abaixo de 5°C, uma vez que, além das temperaturas frias, as condições de ventos calmos e pouca nebulosidade são ideais para a formação do fenômeno.

Quinta-feira

Na quinta-feira (31), apesar de não haver previsão de temperaturas negativas nas regiões montanhosas, o frio ganha força em algumas áreas e a temperatura pode ser ligeiramente mais fria do que na quarta-feira (30).

Este é o caso da capital paulista, onde as mínimas podem alcançar os 7°C, valor semelhante ao observado durante o frio intenso do final de junho. Há previsão de temperaturas entre 7°C e 8°C em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Na região oeste do estado, as mínimas sobem ligeiramente, com valores previstos de 12°C.

Previsão de temperatura mínima nesta quinta-feira (31), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura mínima nesta quinta-feira (31), de acordo com o ECMWF.

De forma geral, os padrões de temperatura mínima serão muito semelhantes aos do dia anterior, com mínimas abaixo dos 5°C e risco de geada no sul de São Paulo, divisa entre São Paulo e o sul de Minas Gerais - onde as menores mínimas estão previstas, entre 0°C e 5°C.

Na sexta-feira (1°), apesar das temperaturas se elevarem ligeiramente, o frio ainda permanece sobre a região Sudeste, e as mínimas continuam abaixo dos 10°C. As autoridades e a população devem se mobilizar para minimizar os efeitos do frio extremo às pessoas mais vulneráveis.