Frio no S e retorno das chuvas para as regiões SE, CO, N e parte do NE

Nos próximos dias uma massa de ar frio passa a influenciar o tempo em parte da Região Sul, proporcionando uma condição térmica mais agradável. Enquanto isso no Centro-Norte e no Sudeste, a umidade volta a se organizar e chuvas mais generalizadas são esperadas.

alerta temporais
Temperaturas diminuem no Sul, com previsão de frio para parte da Região. Alerta de temporais isolados no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

No último fim de semana, o avanço de uma frente fria proporcionou eventos extremos de chuvas, com acumulados superiores a 100 mm no oeste de Santa Catarina no período de 48h, segundo as estações do Inmet. No centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná, os volumes ficaram entre 30 e 45 mm.

Acompanhe em tempo real o deslocamento dos sistemas meteorológicos e as chuvas através das imagens de satélite e de radar.

Nos próximos dias, o avanço da frente fria favorece a melhor organização da umidade na porção central do país, potencializando a ocorrência de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e parte do Nordeste. Já no Sul, uma massa de ar frio contribui para a queda das temperaturas e até mesmo para a sensação de frio no Rio Grande do Sul.

Alertas e destaques até a quarta-feira

Na segunda-feira (21), o sistema frontal se mantém sobre Santa Catarina proporcionando um dia nublado e com chuvas de fraca a moderada intensidade em todo o estado catarinense, norte do Rio Grande do Sul e em todo o Paraná. Há potencial para chuvas mais intensas pela manhã no oeste paranaense e a partir do meio da tarde no norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná.

Em relação às temperaturas, a massa de ar frio proporciona uma condição agradável para todo o território gaúcho e de Santa Catarina, com frio a partir do fim da tarde, quando os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio até o estado do Paraná.

Umidade voltam a ocorrer nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, boa parte do Norte e até mesmo no oeste do Nordeste. No entanto, as chuvas ocorrem de forma isolada e com potencial para temporais.

No restante do país, o sol aparece entre nuvens em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, no Mato Grosso do Sul e no centro-sul do Mato Grosso, com tempo nublado nas demais áreas do Sudeste e Centro-Oeste, em boa parte da Região Norte e no oeste do Nordeste, onde chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade podem ocorrer já pela manhã.

No período da tarde, instabilidades se formam e provocam chuvas ainda isoladas em todo o Centro-Oeste, região do MATOPIBA, na Região Norte, no estado de São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte. Há alerta para temporais isolados que podem provocar alagamentos e inundações.

Na terça-feira (22), a frente fria atua de forma costeira no estado de São Paulo, o que facilita a organização da umidade para boa parte do Brasil. Assim, o tempo fica nublado em praticamente toda a Região Norte, com exceção do norte do Pará, no Maranhão, no Piauí, oeste da Bahia, todo o Centro-Oeste, Sudeste e em boa parte da Região Sul, com tempo firme no oeste do Paraná e de Santa Catarina, e em todo o Rio Grande do Sul.

Massa de ar frio passa a atuar na Região Sul proporcionando uma sensação mais amena e até mesmo de frio, com minimas de até 12°C na região da Campanha Gaúcha. Calor ainda para o norte e oeste do Paraná, com máximas próximas de 30°C.

Chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul e em Rondônia. No leste paulista, há alerta para chuvas fortes também na primeira parte do dia, levando potencial para transtornos. A partir do meio da tarde, temporais isolados podem levar potencial de transtornos em todo Centro-Oeste, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, norte e leste do Paraná.

Na quarta-feira (23), não há grandes mudanças. Chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã no sul do Mato Grosso e no Rio de Janeiro. No período da tarde, novamente, há potencial para temporais isolados, porém com maior probabilidade de ocorrência no norte e leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.