Frio e chuva serão os destaques para este fim de semana de carnaval

Uma massa de ar frio consegue avançar pelo Centro-Sul promovendo queda das temperaturas e valores atípicos para a época do ano. Já a uma frente fria contribui o aumento das chuvas no Brasil Central.

Carnaval 2020, muita chuva e frio
Massa de ar frio avança pelo Centro-Sul e há risco de geada na Serra Gaúcha e Catarinense. Chuvas se concentra no Brasil Central.

Nesta sexta-feira (21), um frente fria que avançou de forma costeira nos últimos dias pela Região Sul, passa a atuar na altura dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Essa condição contribui para a formação de um canal de umidade sobre o Brasil Central. Destaque também para o avanço de uma massa de ar frio sobre o Centro-Sul, que derruba as temperaturas e provoca sensação de frio em boa parte da Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e no estado de Santa Catarina.

Pela manhã há previsão de chuva de moderada intensidade no sul do Rio de Janeiro, extremo sul de Minas Gerais e no litoral norte paulista. Chuvas mais isoladas e de maior intensidade atingem o sul de Goiás, noroeste do Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso. A partir do meio da tarde, devido ao deslocamento da frente fria, as chuvas aumentam no Rio de Janeiro e há potencial para transtornos.

Pancadas de forte intensidade também podem ocorrer no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, sul do Espírito Santo, no sul de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Assim, no momento do desfile das escolas de São Paulo, a chance de chuva diminui e há potencial apenas para chuva fraca.

Destaque para o fim de semana

No sábado (22), o centro da massa de ar frio se aproxima mais no Rio Grande do Sul, o que contribui para a redução da temperatura em todo o Centro-Sul, uma vez que os ventos de sul conseguem transportar o ar frio mais para o norte. Mínimas em torno do 10°C no centro-sul e oeste do gaúchos e abaixo dos 6°C na Serra Gaúcha e de Santa Catarina, sendo nesta última com potencial para formação de geada.

No Sudeste e no Centro-Oeste, as temperaturas também diminuem até o oeste do Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. No entanto, o destaque ainda são as chuvas, que podem provocar transtornos no território carioca no início da manhã e a partir do meio da tarde no centro-sul de Minas Gerais, no Espírito Santo em praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção para o sul e oeste do Mato Grosso do Sul. No momento do desfile das escolas do Rio, há chance para chuva de fraca intensidade.

No domingo (23), as temperaturas sofrem aumento, mas a sensação de frio pela manhã e no fim do dia se mantém, no entanto, faz calor na parte da tarde em boa parte da Região Sul, com exceção para as áreas o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, onde o dia fica nublado e com temperaturas amenas ao longo do dia, sem ocorrência de chuva. O mesmo ocorre na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Já no Espírito Santo, porção central de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, norte paulista e sul de Goiás, o dia fica chuvoso, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade no período da manhã, com redução na parte da tarde. Já no norte mineiro e no sul da Bahia, pancadas na forma de temporais trazem riscos para transtornos por volta do fim do dia.