Frente fria vai trazer chuvas extremas e tempestades severas para 9 estados no 1º dia da primavera; confira

Uma frente fria avançará pelo país no dia 22 de Setembro (início da primavera), trazendo tempestades severas e grandes volumes de chuva para estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão de ventos, nebulosidade e chuva no início da segunda-feira.
Previsão de ventos, nebulosidade e chuva no início da segunda-feira - primeiro dia da primavera - mostra chuvas se formando sobre todos os estados da região sul - RS, SC e PR.

A primavera deste ano se inicia no dia 22 de Setembro, segunda-feira que vem. Junto ao seu início, no entanto, uma frente fria deve avançar pelo país, causando chuvas intensas e uma onda de frio que afetará grande parte do Brasil, trazendo um início atípico para a estação.

Um dia antes do início da Primavera, no domingo (21), um ciclone e sua frente fria associada já estarão causando chuvas intensas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Essas condições continuarão ao longo da segunda-feira (22).

Primavera se inicia com tempestades severas

Ao longo da madrugada de segunda-feira (22), chuvas muito intensas ainda estarão se formando em todos os estados da região Sul. Durante o período da manhã, as chuvas começam a se afastar gradualmente do Rio Grande do Sul, mas avançam pelos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, atingindo todos os municípios destes estados.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde mostra a frente fria, com tempestades atingindo especialmente SP e MS, e começando a avançar por MG, RJ, MT e GO.

Ao longo da tarde de segunda-feira, as chuvas continuarão avançando e atingem ainda uma boa parte do Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal, o que traz potencial de chuvas para praticamente toda a região Centro-Oeste.

Haverá condições para formação de tempestades fortes com descargas elétricas (raios) em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Além disso, o sistema causará chuvas em Minas Gerais (especialmente no sul mineiro e no Alto Paranaíba) e no Rio de Janeiro (especialmente o sul fluminense e a região metropolitana da capital) até o final do dia.

Previsão de densidade de raios na terça-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na terça-feira durante a tarde mostra tempestades se formando especialmente sobre Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, causando transtornos.

Tempestades intensas estão previstas para o Rio de Janeiro entre a noite de segunda-feira (22) e a madrugada de terça-feira (23), o segundo dia da primavera. Ao longo da terça, as chuvas chegam ainda ao Espírito Santo, embora com menor intensidade.

Ao longo de toda a terça-feira, pancadas de chuva continuarão se formando sobre o Rio de Janeiro e Espírito Santo, e atingem também o restante de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Em São Paulo, há possibilidade de chuvas fracas continuarem se formando no leste e na região metropolitana da capital.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da terça-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da terça-feira mostra que diversos municípios de RS, SC, PR, SP e MS podem registrar volumes de chuva próximos dos 100 mm.

Ao todo, os estados mais afetados pela chuva serão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nestes estados, os acumulados totais podem chegar a 100 mm de chuva, como é possível observar na imagem acima.

Além dos grandes volumes de chuva, as tempestades podem ocasionar rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos em praticamente toda a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Entre a quarta-feira (24) e a sexta-feira (26), previsões indicam que os resquícios da frente fria continuarão atuando sobre o país, causando pancadas de chuva localizadas no Sudeste, no Centro-Oeste e também em parte da Bahia (especialmente na região litorânea).