Frente fria pode trazer violenta mudança do tempo ao Sudeste a partir do domingo (21); saiba o que esperar
Na semana que vem, uma frente fria mudará completamente o tempo em SP, RJ, MG e ES, trazendo chuvas intensas e um frio expressivo para praticamente toda a região sudeste do Brasil.

Neste próximo domingo (21), previsões indicam que uma frente fria começará a atuar na região Sudeste. Entre a tarde e a noite, muita nebulosidade e pancadas isoladas de chuva estarão se formando em São Paulo e em parte de Minas Gerais, como é possível observar na imagem acima.
Já na segunda-feira (22), tempestades fortes se formarão no estado de São Paulo e no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, causando transtornos para a população. As chuvas podem ainda atingir outras regiões de Minas e do Rio de Janeiro com menor intensidade.

Na terça-feira (23), as tempestades deixam São Paulo e passam a atuar com maior intensidade sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e também Espírito Santo, onde também pode haver transtornos significativos.
As tempestades podem ocasionar ainda rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Ao todo, podem ser registrados cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos em diversos municípios da região Sudeste.

Além disso, após a passagem das tempestades e da chuva, uma massa de ar frio avançará por praticamente todo o Sudeste, fazendo as temperaturas caírem ao longo da semana que vem.
Massa de ar polar avança na semana que vem
Na terça-feira (23), a massa de ar frio chega a São Paulo e avança também pelos demais estados do Sudeste ao longo da quarta-feira (24) e da quinta-feira (25), fazendo as temperaturas caírem de maneira substantiva.

No mapa acima, é possível observar que, no sábado (20), praticamente todo o Sudeste registrará temperaturas acima dos 30°C, com algumas regiões - como o oeste de São Paulo - registrando temperaturas altíssimas de 40°C ou mais.
Após a passagem da massa de ar frio, ao longo da semana, as temperaturas caem e passam a ficar abaixo dos 30°C, com boa parte da região registrando temperaturas inferiores a 20°C (cores amareladas). No sul mineiro, há possibilidade até mesmo de temperaturas abaixo dos 10°C durante a madrugada.
Isso pode culminar na configuração de uma onda de frio tardia sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste na semana que vem, que pode afetar pelo menos onze estados do país, formando até mesmo geadas no Sul do país. Na região Sudeste, por enquanto, embora a queda de temperaturas seja muito pronunciada, não há previsão de frio extremo nem geada.