Frente fria traz risco de tempestades e mais 100 mm de chuva no início da semana do Natal; estas são as áreas em alerta
Uma nova frente fria chega ao Brasil neste domingo (21) e traz potencial de chuvas intensas, tempestades severas e acumulados que podem passar dos 100 mm. Confira as áreas em risco.

Uma transição está em curso, com chuvas diminuindo no centro-norte do Brasil, principalmente sobre o Sudeste, e com tendência de aumento no centro-sul, atingindo mais a Região Sul, através do avanço de uma frente fria a partir deste domingo (21).
O calor que antecede o centro-sul do Brasil, principalmente os estados do Sul, potencializa o desenvolvimento das instabilidades na presença da frente fria, o que aumenta o potencial de tempestades severas e de chuvas intensas.
O sistema frontal atua mais no Sul do Brasil e mais sobre o estado do Rio Grande do Sul. No entanto, há a formação de um canal de umidade que potencializa chuvas em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Até terça-feira (23), as chuvas podem acumular mais 100 mm.
Frente fria muda o tempo em parte do centro-sul do Brasil
No sábado (20), os ventos passam a atuar mais de quadrante norte devido a atuação da frente fria no Uruguai e na Argentina. Essa condição favorece o aumento das temperaturas em parte do centro-sul, principalmente na Região Sul, onde as máximas do dia podem chegar aos 38°C, com sensação de 40°C.
No domingo (21), o sistema frontal passa a atuar no Brasil e a combinação com o fluxo de calor potencializa o desenvolvimento das instabilidades. Assim, há alerta no período da manhã de chuvas de forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais no Rio Grande do Sul nas regiões Sul, Campanha e Oeste. Mais para o fim do período, há alerta para o risco de tempo severo para essas regiões acrescentando a região das Missões.

No decorrer da tarde, as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul e os alertas de chuvas intensas, tempestades e eventual queda de granizo são emitidos para todas as regiões do estado.
Em Santa Catarina e no Paraná, instabilidades começam a se desenvolver e por volta do meio tarde até o fim do período há potencial de pancadas isoladas nas áreas do oeste.
No Mato Grosso do Sul, pancadas isoladas se espalham pelo estado, com maior potencial para o norte e oeste.
Na segunda-feira (22), a frente fria se mantém sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas de moderada a forte intensidade no período da manhã sobre a porção central e sudeste do estado e alertas de oeste a leste, incluindo a região de Porto Alegre. As localidades do norte e os estados de Santa Catarina e do Paraná ficam com tempo firme ao longo da primeira parte do dia.

No período da tarde, novos alertas de chuva forte e para o risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade e vir acompanhadas de granizo em todo o norte, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. No oeste e noroeste do Paraná, bem como no Mato Grosso do Sul, as instabilidades se formam de forma pontual e podem provocar chuvas isoladas de até forte intensidade.
Na terça-feira (23), a frente fria tem dificuldades de progredir e se mantém sobre o Rio Grande do Sul provocando chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do dia, com potencial de alagamentos e inundações em razão da persistência das chuvas.

Alerta de tempestades, que podem ocorrer de forma severa, e de chuvas intensas no período da tarde no sul e oeste de Santa Catarina, no oeste do Paraná e no oeste do Mato Grosso do Sul.