Como será o clima na segunda quinzena de dezembro: primeira tendência para o Natal

Ao longo desta semana, chuvas se espalham pela porção central do país - mas previsões climáticas indicam que o cenário pode mudar bruscamente na semana de Natal.
Ao longo desta semana, uma nova frente fria vai avançar sobre o Brasil, trazendo chuvas intensas e tempestades para praticamente todos os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste entre essa segunda-feira (15) e a terça-feira (16) - como é possível observar no vídeo acima.
Essas tempestades trazem riscos de grandes transtornos pra população, como transbordamentos em rios, alagamentos e deslizamentos de terra, além de poderem ocasionar novos cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

Depois disso, o sistema organizará um corredor de umidade na porção central do país que ocasionará chuvas frequentes e muito fortes em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país - com destaque para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Nos estados mencionados, os acumulados de chuva totais ao longo dessa semana podem chegar perto dos 200 mm de chuva em diversos municípios, trazendo riscos de enchentes, alagamentos e deslizamentos também para estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Como fica o clima na última semana de Dezembro
Depois disso, o tempo pode enfrentar uma mudança significativa ao longo da semana que vem - que é inclusive a semana do Natal. Previsões climáticas indicam que essa faixa de precipitação pode se deslocar do Brasil central em direção ao Sul do país.

A circulação de ventos e umidade sobre o país será reorganizada, criando um rio atmosférico que segue desde o Sul da floresta Amazônica, passando pelo oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Bolívia, Paraguai e norte da Argentina, chegando finalmente aos estados da região Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Por outro lado, os estados mais afetados pela chuva ao longo desta semana - que incluem Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Goiás e de São Paulo - passarão a registrar tempo mais firme e seco, com probabilidade menor de chuvas ao longo da semana de Natal.

No entanto, se engana quem imagina que, junto com as chuvas, a temperatura vai cair. Na verdade, as previsões climáticas indicam o oposto: As temperaturas permanecem acima dentro ou acima da média em grande parte do país, como é possível observar acima.
A exceção é uma pequena área na porção central do país - que abrange especialmente o Mato Grosso - onde a nebulosidade intensa e as chuvas serão capazes de manter as temperaturas ligeiramente abaixo da média, mas não a ponto de causar uma sensação intensa de frio.