Frente fria deixa SP, MG e RJ em alerta para rajadas de vento, tempestades e chuva intensa nesta terça e quarta-feira
A atuação de uma nova frente fria e um corredor de umidade vindo do Norte do Brasil vão aumentar os riscos de tempestades, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo na Região Sudeste do país entre terça e quarta-feira.

A atuação conjunta de uma nova frente fria próximo à costa da Região Sudeste com um corredor de umidade vindo da região Amazônica vão reforçar as condições para chuvas intensas, tempestades, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e até possível queda de granizo no Sudeste do país entre a terça-feira (16) e a quarta-feira (17).
Em ambos os dias, essas condições do tempo trazem riscos de transtornos à população, como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de energia. Então fique atento!
Não são esperados acumulados expressivos de chuva de forma generalizada, porém, por se tratarem de temporais isolados, recomenda-se bastante atenção em áreas mais vulneráveis. Veja abaixo mais detalhes da previsão do tempo.
Sudeste do país em alerta para fortes temporais nos próximos dias
A terça-feira (16) de manhã será de muitas nuvens e chuvas isoladas em todo o Sudeste. Nas áreas litorâneas, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e trovoadas.
Contudo, a partir da tarde, o céu continua com muita nebulosidade mas as instabilidades aumentam, como observamos no mapa abaixo.

No período da tarde, são esperadas chuvas de até forte intensidade e tempestades de forma mais generalizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais (com exceção do extremo norte).
Durante a noite de terça (16), pancadas de chuva e tempestades ainda podem acontecer, mas de forma mais isolada, e especialmente nos estados mineiro e carioca.

Ao longo da terça-feira (16) são esperadas rajadas de vento moderadas entre 50 e 60 km/h no leste paulista e mineiro e no Rio de Janeiro, mas junto com as tempestades podem superar este valor.
Mas é na quarta-feira (17) que os ventos ficam mais abrangentes. As rajadas alcançam os 60 km/h em São Paulo, especialmente em áreas do interior, e no sudeste de Minas Gerais; e podem chegar aos 70 km/h no Rio de Janeiro.
Para a quarta-feira (17), permanecem as mesmas condições de tempo, contudo, a frente fria já vai estar localizada mais para norte e perde um pouco da sua influência sobre o estado de São Paulo.

A manhã de quarta-feira (17) começa com chuvas fracas e isoladas na faixa leste de São Paulo e centro-oeste de Minas Gerais, enquanto pancadas de chuva ocorrem no Rio de Janeiro e no leste do sul mineiro, regiões mais afetadas pelo sistema nesta quarta-feira (17).
Durante a tarde de quarta-feira (17), as instabilidades ganham força e aumentam as condições para chuvas de até forte intensidade e tempestades em grande parte de Minas Gerais (exceção do norte mineiro), no centro-norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.
Há possibilidade de queda de granizo em Minas Gerais, especialmente em áreas localizadas do leste, oeste e do Triângulo Mineiro.

Em São Paulo, a tarde da quarta-feira (17) deve registrar chuvas mais fracas em áreas litorâneas e pancadas de chuva em áreas do extremo norte e do noroeste.
Já no período da noite da quarta-feira (17), as chuvas reduzem e o tempo tende a ficar estável em grande parte do estado paulista, mas podem ocorrer chuviscos no litoral. E ainda são esperadas fortes pancadas de chuva e trovoadas bem isoladas em boa parte de Minas Gerais (com exceção do extremo norte), no norte do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo.