Calor de 40°C retorna ao Sul do Brasil antes da intensa frente fria; confira a previsão

Antes da chegada da frente fria, as temperaturas vão subir muito em parte do Sul do Brasil, com temperaturas de quase 40°C neste sábado, 20 de dezembro.

O frio atípico vai dar lugar ao calor intenso no Sul do Brasil nos próximos dias, principalmente neste sábado (20).

Uma massa de ar frio, que vem atuando próximo das regiões Sul e Sudeste e contribuindo para temperaturas mais amenas, e até para sensação de frio, se afasta para o oceano ao mesmo tempo que uma frente fria começa a se formar e atuar entre a Argentina e o Uruguai.

Assim, os ventos de norte passam a atuar de forma mais efetiva e a transportar o ar mais quente no centro-norte do Brasil para o Sul. Esse efeito começa na sexta-feira (19) e é potencializado no sábado (20), quando há o empossamento do ar quente na Região.

Ar frio vai embora e ar quente traz calor de 40°C ao Sul do Brasil

A sexta-feira (19) ainda será de tempo firme e com temperaturas amenas na primeira parte do dia. As mínimas ficam abaixo dos 10°C nas regiões mais elevadas da Serra Gaúcha e Catarinense, com valores variando de 14 a 19°C nas demais áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no Paraná. Em Curitiba, o dia começa com 15°C; em Florianópolis e Porto Alegre, com 19°C.

Já no período da tarde, as temperaturas sobem bastante e o calor domina todo o Sul, com temperaturas máximas de 28 a 36°C, sendo mais elevadas no centro e oeste do Rio Grande do Sul. Em Curitiba, as máximas chegam aos 28°C; em Florianópolis aos 27°C e em Porto Alegre, aos 33°C.

frio m dezembro
Temperaturas mínimas para a sexta-feira, 19 de dezembro.

No sábado (20), os ventos de quadrante norte predominam na Região Sul, sendo mais incisivos sobre o Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas já aumentam até 4°C, com pouco incremento nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em Curitiba, mínimas de 15°C; em Florianópolis, de 21°C; e em Porto Alegre, de 20°C.

Ao longo da manhã, as temperaturas podem subir mais 10°C, com temperaturas no fim do período já em 35°C no oeste do Rio Grande do Sul e acima dos 30°C em boa parte do território gaúcho e no meio-oeste de Santa Catarina. Calor atinge também Curitiba, com temperaturas de 27°C. Em Florianópolis, as temperaturas atingem os 28°C e, em Porto Alegre, os 33°C, com sensação de abafamento.

Calor e sensação de abafamento em boa parte da Região Sul, com temperaturas máximas de até 38°C e sensação térmica de até 40°C em áreas do Rio Grande do Sul.

O calor se agrava nas horas seguintes com temperaturas máximas entre as 15 e 16 horas atingindo os 38°C entre o Oeste, as Missões e região de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, com sensação térmica que pode chegar aos 40°C. Nas demais regiões gaúchas as temperaturas variam de 30 a 35°C, com valores de 34°C para Porto Alegre e sensação térmica de 2 a 3°C acima.

Em Santa Catarina, as temperaturas ficam mais baixas, com máximas de até 33°C no oeste do estado. Nas áreas do leste e norte as temperaturas variam de 27 a 31°C, sendo mais amenas na região de Florianópolis.

calor
Temperatura máxima prevista para o sábado, 20 de dezembro.

No Paraná, as temperaturas não passam dos 30°C, com máximas de 27 a 29°C. Em Curitiba, os termômetros podem marcar 29°C como no norte e noroeste do estado, que possuem previsão de pancadas isoladas.

Essa condição mais quente em combinação com a chegada da frente fria no domingo (21) potencializa o desenvolvimento das instabilidades e traz maior risco de chuvas intensas e de tempestades severas.