Frente fria traz risco de rajadas de quase 100 km/h, tempestades e granizo para 9 estados no sábado, 18; confira

Tempestades severas com chuvas volumosas e rajadas fortes de vento podem se formar ao longo deste final de semana, deixando nove estados em alerta com risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

Ao longo desta quinta-feira (16), um ciclone está se configurando na altura do extremo sul do continente, impulsionando massas de ar frio em direção ao Brasil e começando a organizar a circulação de ventos e umidade sobre o país.

Como resultado, nesta sexta-feira (17), uma frente fria começará a avançar pelo Brasil, trazendo tempestades fortes para diversos estados e rajadas de vento intensas, que podem ocasionar diversos transtornos para a população.

Tempestades severas atingem Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Ao longo da sexta-feira (17), tempestades se espalharão por todos os estados da região Sul. Já durante a madrugada, tempestades estarão se formando no oeste do Rio Grande do Sul, e ao longo do dia se espalharão pelo restante do estado gaúcho, por Santa Catarina, Paraná e também pelo Mato Grosso do Sul.

Previsão de nebulosidade e chuva na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva na sexta-feira durante a tarde mostra a frente fria causando chuvas e tempestades por todos os estados da região Sul e também no MS.

Ao longo do sábado (18), as tempestades avançarão em direção norte e deixarão de ocasionar chuvas fortes na maior parte da região Sul - Embora tempestades ainda continuem se formando no Paraná. O tempo mais severo será registrado sobre São Paulo e sobre o Mato Grosso do Sul.

Previsões indicam ainda que, além das chuvas fortes, há risco de ocorrência de granizo não só na Região Sul, como também no MS e em SP.

Além destes estados, também há previsão de pancadas de chuva sobre Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais (especialmente sul do estado), Espírito Santo (sul do estado) e Rio de Janeiro, onde tempestades fortes se formarão até o final do dia.

Previsão de probabilidade de chuva no sábado durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no sábado durante a tarde mostra a frente fria avançando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste, ocasionando tempestades fortes.

Durante o domingo (19), chuvas fortes ainda podem se formar em todo o leste de São Paulo (incluindo a região metropolitana da capital), em todo o Rio de Janeiro e também em todo o Espírito Santo - o que significa que o sistema pode causar grandes transtornos em todas as capitais do Sudeste ao longo de todo o final de semana.

As tempestades trazem risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos para diversos municípios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. Além disso, rajadas fortes de vento podem movimentar dunas de areia na orla e causar a queda de árvores e objetos altos, como torres de transmissão.

Vale notar que o sistema causará ainda rajadas de vento muito fortes ao longo do final de semana, tanto na região Sul, quando no Sudeste e também parte do Centro-Oeste (especialmente Goiás e Mato Grosso do Sul).

Previsão de rajadas de vento no sábado durante a noite (esquerda) e no domingo durante a tarde (direita).
Previsão de rajadas de vento no sábado durante a noite (esquerda) e no domingo durante a tarde (direita) mostra que há condições para ventos de até 90 km/h, o que traz transtornos.

As velocidades podem girar entre 50 e 90 km/h tanto no litoral quanto no interior dos estados durante o sábado e o domingo, atingindo diferentes municípios ao longo do final de semana.

Ao total, NOVE estados ficarão sob alerta devido às tempestades e ventos fortes ao longo deste final de semana:

  • Santa Catarina (entre sexta-feira e sábado)
  • Paraná (entre sexta-feira e sábado)
  • Mato Grosso do Sul (entre sexta-feira e sábado)
  • São Paulo (entre sábado e domingo)
  • Rio de Janeiro (entre sábado e domingo)
  • Minas Gerais (entre sábado e domingo, com menor intensidade)
  • Espírito Santo (durante o domingo)
  • Mato Grosso (chuvas mais localizadas)
  • Goiás (chuvas mais localizadas)

Vale notar, ainda, que após a passagem das tempestades, uma massa de ar frio muito intensa avançará pelo país, fazendo as temperaturas caírem de maneira pronunciada em todo o centro-sul - inclusive com possibilidade de ocorrência de geadas tardias nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.