Frente fria traz intensa mudança do tempo em SP e calorão está com os dias contados; confira

Na terça-feira, o processo de formação de um novo ciclone e sua frente fria associada levam chuvas e riscos de temporais ao estado de São Paulo, o que traz um alívio ao calorão dos últimos dias.

Probabilidade (%) de precipitação para a tarde (14h) de quarta-feira (3) e isóbaras (linhas de pressão), segundo o modelo europeu ECMWF.

Os últimos dias de novembro foram de temperaturas elevadas no estado de São Paulo, condição que se repete nesta segunda-feira (1º de dezembro). O primeiro dia de dezembro ainda terá calor, e a circulação dos ventos favorece pancadas isoladas de chuva em todo o estado.

Contudo, o calorão está com os dias contados. Na terça-feira (2), a formação de um novo ciclone extratropical próximo à Região Sul do Brasil e sua frente fria associada vão aumentar as condições para chuvas e trovoadas no estado de São Paulo, o que trará um alívio ao calorão de quase 40°C dos últimos dias. Acompanhe mais detalhes abaixo.

Pancadas de chuva e alívio ao calorão na terça-feira

Na terça-feira (2), o calorão dá um certo alívio a São Paulo, com temperaturas mais baixas do que as dos últimos dias.

As máximas não ultrapassam os 34°C no norte e noroeste do estado. Na metade leste e na região sorocabana, as máximas ficam mais amenas, variando entre 23°C e 27°C. Na capital paulista, a máxima registrada será de 33°C.

Previsão de densidade de raios para a tarde (14h) de terça-feira (2), segundo o modelo europeu ECMWF, destacando as áreas com risco de tempestades.

A manhã desta terça-feira (2) será de bastante nebulosidade em São Paulo, e o processo de desenvolvimento do ciclone extratropical já começa a provocar algumas instabilidades na faixa leste do estado no final da manhã.

Ao longo da tarde, a área de baixa pressão provoca pancadas de chuva em todo o estado, principalmente no interior, e que podem vir acompanhadas por tempestades intensas.

A formação de um novo ciclone próximo à Região Sul do Brasil vai provocar chuvas intensas e tempestades no estado de São Paulo entre esta terça-feira (2) e a quarta (3).

E atenção: devido ao calor que vinha sendo sentido na região, há potencial para queda de granizo e transtornos como alagamentos pontuais durante a tarde.

Já durante a noite, a nebulosidade continua bem presente em São Paulo e as áreas de instabilidade reduzem em todo o estado.

Aumento das chuvas e de tempestades na quarta-feira

Na quarta-feira (3) de manhã, com o centro de baixa pressão atmosférica já formado sobre o oceano Atlântico, a nebulosidade aumenta sobre São Paulo, provocando áreas de chuvas mais localizadas, eventualmente intensas e acompanhadas por trovoadas no leste e sul do estado.

Previsão de precipitação (em milímetros) e nebulosidade (tons brancos) para a tarde (13h) da quarta-feira (3), segundo o modelo europeu ECMWF.

Durante a tarde desta quarta-feira (3), as instabilidades aumentam por toda a região, mas especialmente na metade centro-oeste do estado, e deixam alertas de chuvas intensas e de tempestades. E novamente há possibilidade de eventual queda de granizo e transtornos como alagamentos em áreas urbanas.

No período da noite, com o ciclone já mais afastado do continente, as áreas de instabilidades diminuem e são esperadas apenas chuvas fracas e bem isoladas sobre o estado de São Paulo.

Previsão de temperatura máxima (em °C) para a tarde (15h) de quarta-feira (3), segundo o modelo europeu ECMWF.

As temperaturas nesta quarta-feira (3) ficam mais amenas ainda, não passando dos 30°C no estado de São Paulo. No norte, no noroeste, e em algumas localidades do centro e da região de Presidente Prudente, as máximas variam entre 28°C e 30°C.

Na faixa leste do estado, as temperaturas máximas ficam mais baixas, variando entre 20°C e 25°C. Em áreas mais elevadas, como em Campos do Jordão, elas variam entre 16°C e 18°C. Na capital paulista, a máxima registrada será de 26°C.