Frente fria traz intensa mudança à Região Sul neste começo de semana: alerta tempestades e violentos vendavais
Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil no começo desta semana e provoca intensa mudança. Alerta de tempestades e rajadas de ventos de até 80 km/h nos três estados da Região.

Intensa mudança do tempo vai ocorrer no início desta semana no Sul do Brasil através do avanço de uma frente fria já nesta segunda-feira (15). As temperaturas em torno dos 30°C ajudam a potencializar o desenvolvimento das instabilidades.
Segunda-feira: frente fria chega ao Sul do Brasil
No período da manhã, a frente fria se encontra sobre o Uruguai e uma região de baixa pressão se intensifica entre a Argentina e o Paraguai. Assim, o tempo fica firme e abafado na primeira parte do dia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, pancadas isoladas podem atingir com forte intensidade o norte e o oeste do estado.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e instabilidades explodem o seu desenvolvimento, deixando em alerta para chuvas intensas, tempestades, com possível queda de granizo, no Oeste, Missões e a Campanha. Os alertas se estendem à região Central mais para o meio da tarde. Nesse período, intensas rajadas de vento podem ocorrer na faixa central do Rio Grande do Sul.
Por volta do fim da tarde e do início da noite, as instabilidades se espalham pelo rio Grande do Sul e chegam ao Oeste de Santa Catarina, com risco de chuva forte e tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo, descargas elétricas e ventos intensos. Nas demais regiões catarinense e no estado do Paraná, o tempo firme e quente predomina.

No período da noite, as instabilidades diminuem suas áreas de atuação, mas mantêm o potencial de eventos intensos entre a região Central, o Sul e a região de Porto Alegre no rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina , no sul, oeste e sudoeste do Paraná.
Terça-feira: Frente fria avança pelo Sul, mais ventos do que chuva
A frente fria avança pelos estados de Santa Catarina e do Paraná ao longo da terça-feira (16), chegando ao Sudeste do Brasil.
Nesse processo, há muita nebulosidade sobre esses estados e potencial de chuvas de até forte intensidade, com núcleos mais intensos sobre o oeste e norte do Paraná e leste de Santa Catarina. Os eventos de precipitação mais intensos acontecem entre o meio da tarde e o início da noite.

A atenção maior fica para o potencial de vendavais intensos que podem atingir até 70 km/h no período da manhã no leste do Rio Grande do Sul até a região de Florianópolis, em Santa Catarina. Essa condição se estende para o norte catarinense e leste do Paraná no período da tarde, com possibilidade de ventos de até 80 km/h. Nas áreas do interior gaúcho e catarinense, os ventos podem atingir os 60 km/h.