Salvador recebe 76% da chuva de novembro em 24h: alerta se mantém até a madrugada de amanhã, 13

A capital baiana registrou 76% do volume de chuva previsto para todo o mês de novembro, provocando alagamentos, quedas de árvores e deixando diversos bairros sem energia elétrica.

Defesa Civil emitiu alerta para Salvador após forte chuva. Foto: PMS
Defesa Civil emitiu alerta para Salvador após forte chuva. Foto: PMS

Em menos de 24 horas, Salvador registrou 85 mm de chuva, o equivalente a 76% da média esperada para todo o mês de novembro. A média histórica para o período é de 108,2 mm, de acordo com a Defesa Civil da cidade (CODESAL). Esse cenário é resultado da atuação do fenômeno La Niña, que alterou significativamente os padrões climáticos na capital baiana.

O volume expressivo de precipitação, concentrado entre a noite de terça-feira (11) e a manhã desta quarta (12), provocou alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia em diferentes bairros. A instabilidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), deve se estender até quinta-feira (13), com possibilidade de novas pancadas de chuva.

Baixa do Fiscal, em Salvador. Foto: TV Bahia
Baixa do Fiscal, em Salvador. Foto: TV Bahia

Mais de 147 cidades da Bahia estão sob alerta de perigo potencial. O aviso, válido até sexta (14), também considera o risco de ventos fortes, que podem ultrapassar os 45 km/h. Bairros como Brotas, Sete de Abril, Barra e Barris foram os que mais acumularam chuva, todos com índices superiores a 100 mm.

Defesa Civil em alerta e orientação à população

As consequências do temporal começaram a ser percebidas ainda na madrugada. Em bairros como o Barbalho, uma árvore de grande porte caiu e danificou postes, deixando parte da área sem energia elétrica. No Imbuí, também houve queda de árvore, sem registros de feridos.

Há um alerta de continuidade das chuvas, com risco elevado para deslizamentos de terra e novos alagamentos. Até o momento, foram registradas:

  • 9 deslizamentos de terra
  • 3 desabamentos parciais
  • 3 ameaças de desabamento
  • 3 infiltrações estruturais
  • 3 desabamentos de muro
Brotas, Sete de Abril e Barra estão entre os bairros mais afetados pelas chuvas.
Brotas, Sete de Abril e Barra estão entre os bairros mais afetados pelas chuvas. Foto: TV Bahia

O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, fez um apelo à população que vive em áreas vulneráveis: “Solicitamos a todos que observem sinais como movimentação de terra, rachaduras em edificações ou inclinação de vegetação. Em qualquer sinal de risco, afaste-se imediatamente e acione a Defesa Civil pelo 199.”

Ele destacou ainda que as equipes do Cemadec, centro de monitoramento climático do município, permanecem de plantão 24h.

Previsão dos próximos dias

As chuvas continuam ao longo desta quarta-feira (12), com potencial de novos alagamentos. A intensidade da precipitação diminui no período da noite, mas, mesmo assim, os alertas para possíveis transtornos se mantêm até a madrugada desta quinta-feira (13).

alerta de chuvas intensas
Acumulado de precipitação até a quinta-feira, 13 de novembro.

Além da capital, cidades como Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itacaré e outras do Recôncavo também estão em estado de atenção.

Referências da notícia

Em menos de 24h, Salvador registra 76% da chuva esperada para novembro; tempo segue instável até quinta-feira. 12 de novembro, 2025.