Frente fria no Sudeste: alertas de tempo severo para todos os estados

Finalmente uma frente fria consegue avançar até a Região Sudeste e proporcionar precipitação isolada, abrangente e com potencial de temporais e de volumes elevados até a Sexta-Feira Santa. Confira os alertas para todos os estados.

alerta tempo severo
Frente fria muda o tempo na Região Sudeste e deixa alertas de tempo severo em todos os estados.

Uma frente fria vem atuando na Região Sul e contribuindo para chuvas volumosas e eventos de tempo severo nos três estados. Este mesmo sistema, devido à sua aproximação ao Sudeste, contribuiu para a ocorrência, também, de pancadas isoladas e chuvas expressivas nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

No decorrer dos próximos dias até a Sexta-feira Santa, a frente fria irá atuar efetivamente sobre a Região e organizará melhor as instabilidades em todos os estados. Saiba o que esperar do tempo em cada estado até o feriado.

Previsão do tempo para São Paulo

A quarta-feira (13) inicia com a frente fria entre os estados do Paraná e de São Paulo, provocando chuvas de moderada a forte intensidade no oeste e sul paulista e em toda a faixa de divisa com o território paranaense. No decorrer da manhã, o sistema frontal avança e contribui para a ocorrência de pancadas no noroeste, porção central e leste do estado até altura da capital.

No período da tarde, mais para a partir de meados do período, alertas de temporais e chuvas volumosas em todas as regiões de São Paulo, condição esta, que se estende até o início da noite. No período da noite as chuvas ainda ocorrem com fraca intensidade na maioria das regiões, mas no sul e centro-leste ainda há alerta para eventos volumosos.

Alerta de chuva volumosa no leste de São Paulo, principalmente na faixa litorânea, devido aos acumulados que podem superar os 100 mm em 24h entre a quinta e a Sexta-feira Santa.

Na quinta-feira (14), a frente fria continua atuando e o tempo instável permanece ao longo de todo o dia. Pela manhã tempo nublado e com chuva fraca alternando com período de melhoria em praticamente todo o território paulista. Somente na faixa leste e porção litorânea que chove com fraca intensidade. No extremo oeste e noroeste do estado, há potencial para chuvas mais intensas na primeira metade do dia.

No período da tarde, as chuvas ganham intensidade, mas não há alerta generalizado de tempo severo. Chove com moderada intensidade em boa parte de São Paulo, mas no leste e norte há alerta para chuvas mais intensas. Condição esta que permanece para o litoral norte e Vale do Paraíba no decorrer da noite e madrugada.

Na sexta-feira (15), a frente fria já atua nos demais estados do Sudeste, mas, mesmo assim, o tempo fica nublado em boa parte de São Paulo, com exceção no oeste e porção central, onde a massa de ar frio e seco atua. Não há previsão de chuvas significativas, mas toda a faixa leste e, principalmente a litorânea fica com o tempo nublado e com chuvas variando de fraca a moderada intensidade ao longo da manhã até o meio da tarde. No restante do dia a previsão é de tempo mais firme.

Previsão do tempo para o Rio de Janeiro

Uma quarta-feira (13) com boa parte do dia de tempo firme, ensolarado e quente, devido à condição pré-frontal. Por volta do meio da tarde, instabilidades começam a se formar e há alerta de temporais no sul e região serrana do Rio de Janeiro. Essa condição se mantém até o fim do dia, com tempo firme no decorrer da noite.

Chuva volumosa pode atingir novamente o Rio de Janeiro na quinta-feira, com acumulados previstos de mais de 100 mm no sul e regiões serrana e metropolitana da capital fluminense

Na quinta-feira (14), a frente fria já consegue influenciar o tempo a partir do meio da manhã no Rio de Janeiro, com chuvas de fraca a moderada intensidade na primeira metade do dia. No período da tarde, alerta de temporais e chuvas volumosas para todo o território fluminense, que se estendem até o fim do dia. No período da noite, a circulação dos ventos perpendiculares à costa traz potencial para um evento volumoso no sul, região metropolitana da capital e região serrana.

alerta Rio de Janeiro
Alerta de tempo severo no Rio de Janeiro na quinta-feira (14).

Na sexta-feira (15), o tempo fica nublado e chuvoso até o fim do dia. No entanto, não há potencial para eventos volumosos e sim de chuva fraca ocorrendo ao longo do dia alternando com período de melhoria em todo o Rio de Janeiro.

Previsão do tempo para Minas Gerais

Quarta-feira (13) de tempo firme durante boa parte do dia e com temperaturas elevadas em todo o estado de Minas Gerais. O destaque fica para a partir do meio da tarde quando instabilidades começam a se formar e provocam pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais no sul, região do Triângulo Mineiro, no centro-norte e oeste do estado. Em toda a faixa leste, o tempo firme permanece.

Quinta-feira (14) também de tempo firme e quente durante boa parte do dia. A partir de meados da tarde, devido a influência da frente fria que avançou pelo estado de São Paulo, instabilidades deixam alertas de temporais em todo o Triângulo Mineiro e sul do estado. Os temporais atingem a região central e o sudoeste a partir do fim do dia, quando pancadas isoladas também podem ocorrer na porção norte.

alerta tempo severo Minas Gerais
As chuvas mais intensas em Minas Gerais ocorrem na Sexta-feira Santa.

Na sexta-feira (15) a frente fria atua de forma mais oceânica e na altura do Espírito Santo. Assim, o dia fica nublado em todo o território mineiro, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma isolada pela manhã no centro-norte do estado.

Alerta de tempo severo a partir do meio da tarde, devido à ocorrência de chuvas volumosas em toda a metade norte de Minas Gerais, sendo as áreas de maior risco as próximas do território capixaba. As chuvas intensas continuam no decorrer da noite.

Previsão do tempo para o Espírito Santo

No Espírito Santo o tempo fica firme, ensolarado e quente até a noite da quinta-feira (15), quando a frente fria passa a atuar no sul do estado e provocar temporais também ao longo da madrugada de sexta-feira (15).

Ao longo da Sexta-feira Santa, a frente fria atua sobre o Espírito Santo e deixa alertas de chuvas muito volumosas em todo o estado a partir da tarde até o período da noite. Os volumes em 24 horas podem variar de 60 a 100 mm.