Frente fria e intensa massa de ar frio vão atuar em parte do Brasil em breve; saiba quando e onde

Uma frente fria vai se formar entre o próximo domingo e a segunda-feira, trazendo tempestades para a região Sul e Sudeste. Após sua passagem, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem de maneira pronunciada nessas regiões.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a madrugada.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a madrugada mostra a frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul e causando chuvas fortes no estado gaúcho.

O sul do Brasil não terá trégua das chuvas nos próximos dias. Após chuvas localizadas se formarem ao longo do sábado (4) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, um ciclone e sua frente fria associada se configurarão entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai no domingo (5).

Pancadas de chuva podem ser registradas nos municípios mais próximos da divisa, como Uruguaiana, Rivera e Bagé, já no domingo (5). Mas é na segunda-feira (6) que os sistemas passam a afetar o Brasil de maneira mais significativa.

Ao longo da madrugada e da manhã de segunda-feira (6), a frente fria causará chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul, que podem se manter ao longo do restante do dia especialmente na porção norte do estado. Entre a tarde e a noite, o sistema passa a causar chuvas também em Santa Catarina e parte do Paraná (especialmente o sudoeste e sul do estado).

Previsão de nebulosidade, chuva e vento terça-feira durante a tarde.
Previsão de nebulosidade, chuva e vento terça-feira durante a tarde mostra a frente posicionada na altura de Santa Catarina e Paraná, ocasionando chuvas também em São Paulo.

Como é possível observar na figura acima, o sistema continuará trazendo nebulosidade intensa e chuvas para Santa Catarina e Paraná durante a terça-feira, além de causar chuvas fracas em parte de São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba). O sul do Rio de Janeiro também podem ser atingido por chuvas fracas.

Embora pare de causar chuvas no Rio Grande do Sul, o sistema continuará atuando de maneira estacionária sobre Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo e Rio de Janeiro até a sexta-feira (10), causando chuvas frequentes nestas regiões por pelo menos cinco dias.

Previsão de chuva total acumulada até o domingo que vem (12 de outubro).
Previsão de chuva total acumulada até o domingo que vem (12 de outubro) mostra que os maiores volumes de chuva ocorrem entre Santa Catarina e Paraná, ultrapassando os 100 mm.

Com isso, embora as tempestades mais severas sejam registradas no Rio Grande do Sul durante a segunda-feira, os acumulados mais altos de chuva serão registrados em Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas permanecerão estacionárias por mais tempo.

Ao total, os acumulados de chuva podem exceder os 100 mm de chuva em alguns municípios, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Isso pode ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos.

Além disso, entre a segunda-feira (6) e a terça-feira (7), uma massa de ar frio avançará pelo país logo após as chuvas, fazendo as temperaturas caírem e mudando brevemente o clima no centro-sul do país - de uma maneira pouco usual para o período de primavera.

Frio tardio atingirá o centro-sul do país

Até o final da segunda-feira (6), a massa de ar frio terá avançado pelo Rio Grande do Sul e, na terça-feira (7), avança também por Santa Catarina, sul e extremo leste do Paraná, leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, fazendo as temperaturas caírem nestas regiões.

Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira durante a madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira durante a madrugada mostra temperaturas muito baixas sendo registradas na região Sul, com risco de geadas na região serrana de RS e SC.

Já na madrugada e manhã de terça-feira, as temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná podem chegar a valores muito baixos, em torno dos 5°C - com alguns municípios pontuais registrando 4°C ou menos, especialmente na região das serras Catarinense e Rio-Grandense, onde há risco de geadas tardias.

Uma queda nas temperaturas também será sentida no leste de São Paulo ao longo da semana que vem, deixando as temperaturas mais amenas. Ainda assim, não há previsão de frio extremo na região Sudeste do país.

Essa massa de ar frio trará uma redução temporária nas temperaturas, capaz de aliviar as altas temperaturas registradas nos dias anteriores. Isso resultará em um clima mais frio para todo o centro-sul do país na primeira quinzena de Outubro.