Calor generalizado e previsão de chuva para 12 estados neste fim de semana; veja as áreas afetadas
O calorão estará presente em grande parte do Brasil neste final de semana. As chuvas também marcam presença e atingem 12 estados ao longo dos próximos dias.
- Veja também: Frente fria chega ao Brasil e muda o tempo em 5 estados na próxima semana; confira a previsão

O primeiro final de semana do mês de outubro terá temperaturas muito altas em grande parte do Brasil e chuvas em 12 estados. Contudo, as precipitações não devem provocar transtornos, já que a previsão indica chuvas leves e garoas. Apenas em áreas pontuais, a intensidade poderá ser moderada.
Confira a previsão do tempo com mais detalhes e veja se sua região terá temperaturas elevadas e pancadas de chuva neste final de semana.
Brasil sob forte calor, máximas chegam aos 40°C
O amanhecer de sábado (4) e do domingo (5) terá temperaturas confortáveis em algumas partes do Brasil, incluindo a Região Sul, parte do Sudeste e da Bahia. Nessas áreas, as mínimas variam entre 14°C e 21°C. Já no oeste de São Paulo e em Minas Gerais, o amanhecer será mais quente, com valores próximos de 24°C.

Nas demais áreas do país, abrangendo estados do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, as primeiras horas da manhã terão temperaturas acima dos 23°C. Em duas capitais, a mínima ficará próxima dos 30°C: Palmas/TO (28°C) e Cuiabá/MT (27°C).
A maior preocupação será com as temperaturas máximas previstas para a tarde desta sexta (3), sábado (4) e domingo (5). Os termômetros devem chegar a 40°C no interior de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. No Pará, Acre e Amazonas, as máximas se aproximam dos 33°C.

No oeste de São Paulo, quem acreditou que as temperaturas ficariam mais amenas se enganou: as máximas vão escalar neste fim de semana, ficando entre 35°C e 38°C. Na capital São Paulo/SP, os termômetros devem facilmente superar os 32°C.
Veja a previsão da temperatura máxima neste domingo (5) em algumas capitais:
- Cuiabá/MT - 40°C
- Palmas/TO - 38°C
- Porto Alegre/RS - 33°C
- Porto Velho/RO - 34°C
- Teresina/PI - 39°C
Nem mesmo o Sul do Brasil ficará de fora do calor. A chegada de uma nova frente fria deve trazer, antes, uma forte elevação das temperaturas em grande parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as máximas ultrapassam os 30°C, enquanto o noroeste paranaense será uma das áreas mais quentes, com valores de até 35°C.
No Rio Grande do Sul, o calor será fora do comum, com máximas chegando a 36°C em Novo Hamburgo/RS. Outras áreas, como a região oeste e central, terão temperaturas entre 32°C e 34°C.
Chuva e garoa são previstas para 12 estados
Mesmo com o calor de 34°C, as chuvas estarão presentes nos três estados da Região Sul, no leste do Sudeste, no litoral nordestino, no extremo norte do Centro-Oeste e, claro, na Região Norte do Brasil. Por um lado, essas precipitações podem aliviar um pouco o calor, mas, por outro, a sensação de abafamento deve se intensificar.

Na Região Sul, as chuvas isoladas vão marcar presença no litoral paranaense e no interior de Santa Catarina, principalmente em áreas de serra, onde são previstas pancadas leves na tarde de sábado (4). Já ao final do domingo (5), com a chegada da frente fria, o tempo muda e a chuva passa a ocorrer no sul do Rio Grande do Sul.
No Sudeste, há previsão de garoa e chuva leve isolada em São Paulo, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. O mesmo cenário é esperado para o litoral do Nordeste, afetando a faixa entre o sul da Bahia e o litoral de Pernambuco. Os volumes, porém, serão baixos e não devem provocar transtornos.

Na Região Norte, as chuvas convectivas marcam presença devido à umidade elevada e às temperaturas acima dos 30°C em boa parte da região. Com isso, há possibilidade de tempestades isoladas acompanhadas de descargas elétricas. Essa condição também se estende para o extremo norte do Mato Grosso, onde a umidade amazônica influencia diretamente no tempo.