Frente fria e ciclone deixam em alerta 4 estados no início da semana; confira os detalhes
Frente fria associada a ciclone traz risco de tempestades com granizo em 4 estados entre domingo (7) e terça-feira (9). Os acumulados de chuva serão expressivos sobre o Rio Grande do Sul.

Ao longo desta semana, a Região Sul registrou tempestades severas, possível registro de tornado e chuvas intensas devido à formação de um ciclone na Argentina e sua frente fria.
Como antecipado pela Meteored | Tempo.com, o estado mais impactado foi o Rio Grande do Sul, onde os acumulados ultrapassaram os 100 mm em 48 horas, principalmente na região Central do Estado.

O modelo ECMWF indica que entre domingo (7) e segunda-feira (8), uma região de baixa pressão começa a se aprofundar (intensificar). Um cavado irá se estender sobre o Rio Grande do Sul, até formar o ciclone.
Durante este processo de formação de ciclone e avanço da frente fria, quatro estados brasileiros - incluindo a região Sul - estão em alerta para tempestades e chuvas intensas. Confira os detalhes.
Formação de ciclone dispara frente quente
Ao longo do domingo (7), a região de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina começa a se aprofundar e estender um cavado em direção ao Rio Grande do Sul.
A chuva irá avançar sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul na forma de uma frente quente, entre a tarde de domingo (7) e a madrugada de segunda-feira (8). Isso significa que a precipitação começará no oeste/noroeste de ambos os estados e irá avançar em direção à faixa leste.

As chuvas estão previstas serem localmente intensas em alguns pontos, especialmente na região da Campanha Gaúcha. Ao longo da manhã de segunda-feira (8) a região alongada de baixa pressão se fecha, formando um ciclone sobre o Rio Grande do Sul.

Após o ciclone se formar, ele se desloca em direção ao oceano Atlântico, enquanto sua frente fria associada avança desde o sul do Rio Grande do Sul em direção à região Sudeste, causando chuvas pontualmente intensas com risco de tempestades.
Alerta de tempestades com granizo
O avanço da frente fria entre segunda (8) e terça-feira (9) deixa quatro estados sob alerta para tempestades intensas com formação de granizo:
- Metade norte do Rio Grande do Sul
- Oeste de Santa Catarina
- Oeste do Paraná
- Sudoeste do Mato Grosso do Sul

As tempestades mais intensas devem ocorrer entre o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Mato Grosso do Sul.
Alerta de chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF é um indicador que mostra o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente é previsto para aquela determinada região.
Ele identifica situações incomuns ou extremas baseadas na climatologia do próprio modelo. Valores entre 0.5 e 0.8 indicam que o tempo pode ser "incomum", enquanto valores acima de 0.8 sugerem que um evento “extremo” pode ocorrer.

O EFI para a precipitação indica que na próxima segunda-feira (8) as chuvas na metade sul do Rio Grande do Sul, especialmente na região Oeste e Campanha, serão extremas.

Estas chuvas serão alimentadas pela umidade proveniente de um rio atmosférico transportado via jato de baixos níveis desde a Amazônia até o sul do continente.
Acumulados expressivos de chuva
Os maiores acumulados de chuva até o fim da terça-feira (9) estão previstos para se concentrar entre a região Oeste e Campanha no Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar os 80 mm.

Embora 80 mm possa não parecer um volume muito elevado, a maior parte desta chuva está prevista para ocorrer ao longo da segunda-feira (8). Acumulados elevados em um curto período de tempo podem causar alagamentos súbitos em regiões vulneráveis.