Frente fria e ciclone deixam em alerta 4 estados no início da semana; confira os detalhes

Frente fria associada a ciclone traz risco de tempestades com granizo em 4 estados entre domingo (7) e terça-feira (9). Os acumulados de chuva serão expressivos sobre o Rio Grande do Sul.

A próxima semana iniciará com tempestades com granizo e chuvas intensas.
A próxima semana iniciará com tempestades com granizo e chuvas intensas.

Ao longo desta semana, a Região Sul registrou tempestades severas, possível registro de tornado e chuvas intensas devido à formação de um ciclone na Argentina e sua frente fria.

Como antecipado pela Meteored | Tempo.com, o estado mais impactado foi o Rio Grande do Sul, onde os acumulados ultrapassaram os 100 mm em 48 horas, principalmente na região Central do Estado.

Precipitação acumulada nas últimas 48h em estações meteorológicas públicas oficiais. Créditos: INMET.
Precipitação acumulada nas últimas 48h em estações meteorológicas públicas oficiais. Créditos: INMET.

O modelo ECMWF indica que entre domingo (7) e segunda-feira (8), uma região de baixa pressão começa a se aprofundar (intensificar). Um cavado irá se estender sobre o Rio Grande do Sul, até formar o ciclone.

Durante este processo de formação de ciclone e avanço da frente fria, quatro estados brasileiros - incluindo a região Sul - estão em alerta para tempestades e chuvas intensas. Confira os detalhes.

Formação de ciclone dispara frente quente

Ao longo do domingo (7), a região de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina começa a se aprofundar e estender um cavado em direção ao Rio Grande do Sul.

A chuva irá avançar sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul na forma de uma frente quente, entre a tarde de domingo (7) e a madrugada de segunda-feira (8). Isso significa que a precipitação começará no oeste/noroeste de ambos os estados e irá avançar em direção à faixa leste.

Previsão de chuva nesta segunda-feira (8), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva nesta segunda-feira (8), de acordo com o ECMWF.

As chuvas estão previstas serem localmente intensas em alguns pontos, especialmente na região da Campanha Gaúcha. Ao longo da manhã de segunda-feira (8) a região alongada de baixa pressão se fecha, formando um ciclone sobre o Rio Grande do Sul.

Previsão de probabilidade de chuva e de formação de ciclone nesta segunda-feira (8), de acordo com o ECMWF.
Previsão de probabilidade de chuva e de formação de ciclone nesta segunda-feira (8), de acordo com o ECMWF.

Após o ciclone se formar, ele se desloca em direção ao oceano Atlântico, enquanto sua frente fria associada avança desde o sul do Rio Grande do Sul em direção à região Sudeste, causando chuvas pontualmente intensas com risco de tempestades.

Alerta de tempestades com granizo

O avanço da frente fria entre segunda (8) e terça-feira (9) deixa quatro estados sob alerta para tempestades intensas com formação de granizo:

Previsão de tempestades entre segunda (8) e terça-feira (9), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades entre segunda (8) e terça-feira (9), de acordo com o ECMWF.

As tempestades mais intensas devem ocorrer entre o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Alerta de chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul

O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF é um indicador que mostra o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente é previsto para aquela determinada região.

Ele identifica situações incomuns ou extremas baseadas na climatologia do próprio modelo. Valores entre 0.5 e 0.8 indicam que o tempo pode ser "incomum", enquanto valores acima de 0.8 sugerem que um evento “extremo” pode ocorrer.

EFI do ECMWF para a precipitação nesta segunda-feira (8). Créditos: Adaptado de ECMWF.
EFI do ECMWF para a precipitação nesta segunda-feira (8). Créditos: Adaptado de ECMWF.

O EFI para a precipitação indica que na próxima segunda-feira (8) as chuvas na metade sul do Rio Grande do Sul, especialmente na região Oeste e Campanha, serão extremas.

Previsão de rio atmosférico na próxima segunda-feira (8), de acordo com o ECMWF.
Previsão de rio atmosférico na próxima segunda-feira (8), de acordo com o ECMWF.

Estas chuvas serão alimentadas pela umidade proveniente de um rio atmosférico transportado via jato de baixos níveis desde a Amazônia até o sul do continente.

Acumulados expressivos de chuva

Os maiores acumulados de chuva até o fim da terça-feira (9) estão previstos para se concentrar entre a região Oeste e Campanha no Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar os 80 mm.

Previsão de chuva acumulada até o fim da terça-feira (9), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até o fim da terça-feira (9), de acordo com o ECMWF.

Embora 80 mm possa não parecer um volume muito elevado, a maior parte desta chuva está prevista para ocorrer ao longo da segunda-feira (8). Acumulados elevados em um curto período de tempo podem causar alagamentos súbitos em regiões vulneráveis.