Frio vai aumentar em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira

Uma frente fria acompanhada de uma massa de ar frio vai avançar pela costa do Brasil e causa queda nas temperaturas em São Paulo e Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira.

    Temperaturas caem a partir de sexta-feira (18) em SP e no RJ. Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo
    Temperaturas caem a partir de sexta-feira (18) em SP e no RJ. Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

    A frente fria que se formou no sul da América do Sul nesta quarta-feira (16) vai se deslocar ao longo dos próximos dias e provoca chuvas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em pontos isolados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Com seu avanço, uma massa de ar fria também se move em sua retaguarda diminuindo as temperaturas.

    A partir desta sexta-feira (18), a frente fria fica na altura da Região Sudeste mas não provoca chuvas, apenas mudanças no tempo com maior presença de nebulosidade. As temperaturas vão cair nos municípios mais ao leste da Região.

    A massa de ar frio que acompanha o sistema frontal vai causar a diminuição das temperaturas no leste do Estado de São Paulo e sul do Estado do Rio de Janeiro. As quedas nas temperaturas podem ultrapassar os 5°C entre sexta (18) e sábado (19). Em contrapartida, o oeste paulista terá temperaturas mais elevadas e que chegam aos 30°C.

    Acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias no Sudeste do Brasil.

    Massa de ar frio chega ao Sudeste nesta sexta

    A frente fria que chega ao Sudeste entre o final da tarde e início da noite desta sexta-feira (18) vem acompanhada de uma massa de ar polar que provoca queda nas temperaturas. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que as diminuição das temperaturas podem chegar aos 7°C em um intervalo de apenas 24 horas.

    Anomalia de temperatura no nível de 850 hPa para este sábado (19).
    Anomalia de temperatura no nível de 850 hPa para este sábado (19).

    Dois dos principais estados do país serão afetados pela entrada da massa de ar frio: São Paulo e Rio de Janeiro. O estado de São Paulo terá as porções sul e leste de seu território registrando temperaturas mais baixas, incluindo a capital. No Rio de Janeiro, a queda nas temperaturas máximas podem chegar a 7°C entre a sexta (18) e sábado (19), afetando principalmente os municípios do sul do estado.

    Para esta sexta-feira (18), a previsão é de temperaturas mínimas variando entre 11°C e 13°C no estado paulista. Enquanto que as máximas variam entre 21°C, em Santos/SP, e 30°C em Catanduva/SP. Já no estado do Rio de Janeiro, as temperaturas serão elevadas nesta sexta (18) com máximas variando entre 23°C em Nova Friburgo/RJ e 31°C em Porto Real/RJ.

    No dia seguinte, a queda nas temperaturas fica evidente já que a previsão indica temperatura abaixo de 10°C no amanhecer dos municípios localizados no sul de São Paulo. Caso de Itapeva/SP e Avaré/SP com mínima prevista de 8°C.

    Em São Paulo/SP, por exemplo, a máxima deste sábado fica na casa dos 21°C, queda de 5°C na temperatura máxima em relação ao dia anterior (19). No Rio de Janeiro/RJ não será muito diferente, queda de 7°C na temperatura máxima onde não vai ultrapassar os 22°C neste sábado (19).

    Temperatura máxima prevista para a região Sudeste na tarde de sábado (19).
    Temperatura máxima prevista para a região Sudeste na tarde de sábado (19) mostra temperaturas amenas na porção leste da região.

    Outras cidades também vão registrar quedas mais acentuadas, veja a lista abaixo:

    • Volta Redonda/RJ queda de 5°C;
    • Taubaté/SP queda de 4°C;
    • Presidente Prudente/SP queda de 5°C;
    • Angra dos Reis/RJ queda de 6°C.

    A presença de nebulosidade a partir desta sexta-feira (18) também vai auxiliar nas temperaturas mais baixas, uma vez que a radiação solar não consegue transpassar as nuvens e não chega a superfície aquecendo-a. Desta maneira, previsão de friozinho a partir desta sexta (18) e deve permanecer ao longo do sábado (19) e domingo (20).