Frente fria avança nas próximas horas pelo centro-sul do Brasil: alerta de tempestades e frio; veja a previsão

Nova frente fria avança pelo centro-sul nas próximas horas após se formar sobre o Rio Grande do Sul. Queda nas temperaturas e alerta de tempestades.

Uma frente fria se formou no Rio Grande do Sul neste domingo (6), com risco de chuvas intensas e de tempestades.

O sistema frontal vai ganhar intensidade e avançar pelo centro-sul do Brasil no início da semana, trazendo intensa mudança do tempo na Região Sul e em parte do Sudeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de perigo de tempestades e de queda de temperatura para o Rio Grande do Sul para esta segunda-feira (6). No entanto, a equipe da Meteored Brasil enxerga risco de tempestades e de chuvas intensas para Santa Catarina e o Paraná na segunda e na terça-feira (7).

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo, com os devidos alertas para o Sul e para o Sudeste.

Segunda-feira: risco de tempo severo e de pancadas de forte intensidade

A frente fria já formada no domingo (5) avança pelo Rio Grande do Sul na madrugada e deixa em estado de alerta para tempestades todo o território gaúcho, com maior potencial para transtornos a região Central, o Oeste, Missões, região de Porto Alegre e a faixa central do litoral.

Por volta do fim da madrugada e início da manhã, instabilidades podem provocar chuva, ventos e trovoadas no oeste de Santa Catarina, no extremo oeste e sudoeste do Paraná.

Mapa de densidade de raios realça as regiões com maior potencial de tempestades. Previsão para a madrugada da segunda-feira (6).
Mapa de densidade de raios realça as regiões com maior potencial de tempestades. Previsão para a madrugada da segunda-feira (6).

No período da manhã, o sistema frontal se mantém entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando chuvas de moderada a forte intensidade na metade norte gaúcha, incluindo a região de Porto Alegre e excluindo o Oeste, no sul, oeste e toda a região de divisa dos estados. No Paraná, as chuvas ganham abrangência na região da tríplice fronteira.

Chuva fraca e chuvisco podem ocorrer na região Central, no Oeste e litoral do Rio Grande do Sul do Rio Grande do Sul, mas o destaque fica para o frio nessas áreas e em toda a metade sul do estado, onde, no fim da manhã, as temperaturas ficam em torno dos 15°C.

No período da tarde, a frente fria perde intensidade, mas consegue avançar um pouco mais pelo estado de Santa Catarina. Assim, as chuvas ocorrem de forma mais abrangente no oeste, centro e sul catarinenses, no oeste, sudoeste e noroeste paranaenses com fraca a forte intensidade e risco de tempestades pontuais. Há a possibilidade de pancadas isoladas pré-frontais no norte, leste de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Frente fria avança pelo Sul do Brasil no período da tarde, mas perde intensidade.
Frente fria avança pelo Sul do Brasil no período da tarde, mas perde intensidade.

O ar frio continua avançando e atua em todo o Rio Grande do Sul, sul, centro e oeste de Santa Catarina, com temperaturas no fim da tarde variando entre 15 e 17°C.

No período da noite, a frente fria perde intensidade e atua sobre o estado de Santa Catarina. As chuvas se tornam mais irregulares e atuam em poucas áreas, com alerta de chuvas intensas e de tempestades na região central, no sul e nas proximidades da região de Florianópolis. No oeste catarinense e no norte gaúcho, as chuvas ocorrem com fraca intensidade ou na forma de chuvisco.

Massa de ar frio proporciono uma noite de segunda-feira (6) fria no Sul do Brasil.
Massa de ar frio proporciono uma noite de segunda-feira (6) fria no Sul do Brasil.

O ar frio continua avançando pelo centro-sul, com a sensação de frio atingindo todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul, leste e oeste do Paraná. As temperaturas no território gaúcho já podem atingir valores em torno dos 10°C na região da Campanha. Na Serra Gaúcha e Catarinense as temperaturas atingem os 7°C.

Terça-feira: mais tempestades no Sul e frente fria chega ao Sudeste

Na terça-feira (7), a frente fria avança para o Paraná e Região Sudeste, mudando o tempo no estado de São Paulo. No entanto, o sistema ainda provoca chuvas intensas e tempestades na Região Sul.

Na madrugada e manhã, há alerta de chuvas intensas e de tempestades no norte de Santa Catarina, no leste, sul, centro e norte do Paraná. Chuvas mais pontuais e sem riscos ocorrem no oeste e noroeste paranaenses.

Previsão de chuva e nebulosidade para a manhã da terça-feira (7).
Previsão de chuva e nebulosidade para a manhã da terça-feira (7).

Por volta do início da manhã, os ventos de sul mudam o tempo no leste de São Paulo, provocando queda nas temperaturas e chuva fraca da porção sul até a região da capital e litorânea da Baixada Santista até Caraguá. Essa condição se mantém ao longo da manhã, mas com o aumento das chuvas e a mudança do tempo chegando para o litoral norte.

A massa de ar frio contribui para o tempo mais firme e para a sensação de frio no Rio Grande do Sul, no oeste, sul e leste de Santa Catarina até a região de Florianópolis.

No período da tarde, a frente fria continua com dificuldades para avançar e atua entre o Paraná e o estado de São Paulo. As chuvas ocorrem com fraca intensidade no norte e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e na faixa leste de São Paulo. No entanto, por volta do fim do período, há a possibilidade da formação de instabilidades e para a ocorrência de pancadas isoladas no centro, oeste e noroeste de São Paulo, com possibilidade de tempestades pontuais.

No Rio de Janeiro, o tempo começa mudar por volta do meio da tarde, mas com tempo mais fechado, ventos frios e chuvisco mais para o fim do dia.

Previsão do acumulado de precipitação até a terça-feira (7). Acumulados máximos de 60 mm.
Previsão do acumulado de precipitação até a terça-feira (7). Acumulados máximos de 60 mm.

No período da noite, mesmo com o enfraquecimento da frente fria, as chuvas continuam, mas com fraca intensidade na faixa leste desde o norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. Chuvas pontuais podem ocorrer com fraca intensidade ou na forma de chuvisco no interior catarinense do Paraná, e de São Paulo.