Frente fria chega ao Sudeste na próxima semana: chuvas intensas, tempestades e frio; veja a tendência
Uma frente fria vai avançar pelo centro-sul do Brasil nos próximos dias, trazendo uma virada do tempo na região Sudeste na próxima semana. Há potencial de chuvas intensas, de tempestades e nova queda nas temperaturas.

Uma nova frente fria está prevista para chegar ao Brasil neste fim de semana. O sistema atua sobre a Região Sul no sábado (25) e no domingo (26), chegando ao Sudeste no início da próxima semana.
O sistema frontal traz a expectativa de chuvas intensas, de tempestades e de nova queda nas temperaturas, que vai resultar em frio e temperaturas abaixo da média do período para boa parte da Região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.
Antes da frente fria, vai esquentar muito
Devido à aproximação das frente fria no fim de semana, o ventos de quadrante norte passam a atuar com maior intensidade, transportando o ar mais quente do centro-norte do Brasil em direção ao Sul, com empoçamento do ar mais quente entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Assim, neste sábado (15), as temperaturas máximas passam dos 30°C no interior do Sudeste, com valores máximos de 35 e 36°C no oeste e norte de São Paulo. No leste paulista, na região da capital, as temperaturas podem chegar aos 30°C. Em Minas Gerais, o calor é mais ameno no centro-sul, com temperaturas em torno dos 27 e 28°C. No Rio de Janeiro, as temperaturas ficam mais amenas na região capital, com valores em torno dos 26°C, mas nas demais áreas próximas, as temperaturas podem atingir os 27 e 29°C. Já no Espírito Santo, as temperaturas máximas não passam dos 24°C.

No domingo (16), as temperaturas aumentam em toda a Região Sudeste, com calor se espalhando por todos os estados. As temperaturas nas capitais podem chegar aos 35°C em São Paulo, aos 31°C no Rio de Janeiro, aos 30°C em Belo Horizonte e aos 27°C no Espírito Santo.
Frente fria traz chuvas intensas, tempestades e frio
Na segunda-feira (27), o calor ainda persiste em todo o Sudeste. No entanto, a partir do meio da tarde, a frente fria começa a favorecer a formação de instabilidades nas regiões de divisa de São Paulo, com o Paraná, no leste paulista, e entre o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Há previsão somente de pancadas isoladas. O potencial de chuvas aumenta, mas a precipitação acontece com fraca a moderada intensidade no centro-leste e oeste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
No período da noite, os ventos mudam de direção e as temperaturas começam a baixar, com auxílio da nebulosidade e das chuvas.
Na terça-feira (28), a frente fria atua sobre o estado de São Paulo no período da manhã, provocando chuvas no sul, leste e regiões de divisa com o Paraná. O frio mais intenso ainda não chega, mas as temperaturas ficam amenas. No norte paulista e no restante do Sudeste, a sensação é de abafamento, com temperaturas entre 25 e 28°C.

No período da tarde, as instabilidades se espalham pelo estado de São Paulo e vão até o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e regiões do Triângulo Mineiro próximas da divisa com o norte paulista. Há potencial de tempestades pontuais no estado de São Paulo e de Minas Gerais. As temperaturas ficam amenas somente nas áreas do leste e o calor se intensifica no restante da Região.
O tempo instável se mantém ao longo da noite, com chuvas de fraca a moderada intensidade em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. As temperaturas começam a baixar, com maior intensidade no centro-sul e leste paulistas.
Na quarta-feira (29), a frente fria ganha reforço e as chuvas aumentam de intensidade em São Paulo, no sul e sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, levando potencial de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde.

Os ventos do sul ganham intensidade e conseguem transportar o ar mais frio e baixar bastante a temperatura a partir da tarde até a porção central de Minas Gerais. No fim da noite são previstas as mínimas, com temperaturas de 14 a 16°C no estado de São Paulo, de 19 a 20°C no Rio de Janeiro e de 17 a 20°C em Minas Gerais. No Espírito Santo, as temperaturas ficam amenas.