Calorão vai atingir o Sudeste neste fim de semana antes da chegada da frente fria; veja a previsão

Ao longo deste final de semana, as temperaturas atingem picos de até 40°C em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste antes da passagem de uma frente fria na semana que vem, que fará as temperaturas caírem.

Sol e calor intenso em cidade.
As temperaturas atingem picos de até 40°C em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste durante o sábado e o domingo, antes da passagem de uma nova frente fria.

Entre essa sexta-feira (24) e o final de semana, a massa de ar frio que tem afetado o tempo no Brasil ao longo desta semana irá se afastar em direção ao oceano Atlântico. Com isso, outras massas de ar presentes sobre o país - especialmente o ar mais quente transportado da região equatorial - voltam a fazer as temperaturas aumentarem.

Soma-se a isso o fato de que, especialmente no sábado, haverá influência de uma situação pré-frontal - onde uma frente fria, se formando no sul do continente, empurra e comprime o ar quente antes da sua passagem, aumentando a pressão atmosférica e fazendo os termômetros subirem ainda mais.

Como resultado, este sábado (25) trará temperaturas bastante quentes para grande parte do país - Excedendo os 40°C no Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, e chegando a patamares próximos disso em Goiás, noroeste de São Paulo e norte do Paraná.

No mapa abaixo, é possível observar as regiões mais afetadas pelas altas temperaturas, identificadas pelas cores mais escuras.

Previsão de temperaturas máximas no sábado.
Previsão de temperaturas máximas no sábado mostra valores de até 40°C no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, com temperaturas muito altas também em outros estados.

Ao longo do domingo (26), com o avanço de uma nova frente fria pelo país, uma massa de ar frio passa a atuar sobre parte da região Sul (especialmente Rio Grande do Sul) e sobre o Mato Grosso do Sul, fazendo as temperaturas caírem nesses estados.

Com isso, no domingo, espera-se um alívio do calor extremo registrado no sábado em grande parte do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso.

No restante do Sudeste e do Centro-Oeste, no entanto, as condições de pré-frontal se intensificam, fazendo com que as temperaturas aumentem ainda mais. É possível observar este efeito no mapa de previsão abaixo:

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo de tarde.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo de tarde mostra uma massa de ar frio sobre o RS e o MS, enquanto no restante do Centro-Oeste e Sudeste predomina o ar quente.

Com isso, embora as temperaturas no Mato Grosso do Sul caiam, grande parte de Goiás, Mato Grosso e de São Paulo registrarão temperaturas altíssimas, que chegam perto dos 40°C, sinalizando o pico do calor nestes estados.

Previsão de temperaturas máximas no domingo.
Previsão de temperaturas máximas no domingo mostra que, em grande parte do Centro-Oeste do Brasil e do Sudeste (especialmente no estado de SP), os valores ficam próximos dos 40°C.

Temperaturas muito altas ainda poderão ser registradas entre a segunda-feira e a quarta-feira em alguns municípios e estados, mas gradualmente, a frente fria avançará e fará as temperaturas caírem novamente.

Frente fria fará temperaturas caírem semana que vem

Com isso, o cenário tende a mudar ao longo da semana que vem, passando de temperaturas altíssimas para um tempo mais ameno.

  • Segunda-feira (27), as temperaturas caem mais sobre sul e leste de São Paulo;
  • Terça-feira (28), as temperaturas caem na maior parte de SP, sul do MT e de GO e Triângulo Mineiro;
  • Quarta-feira (29), o frio ganha abrangência em MT, GO e MG, chegando também ao Rio de Janeiro.
  • Quinta-feira (30), a massa continua ganhando abrangência e afeta a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, deixando as temperaturas mais amenas.

Por isso, não deixe de conferir as atualizações das previsões e também as previsões específicas para o seu município, que estão disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim você evita ser pego de surpresa pelo mau tempo e pelas mudanças bruscas de temperatura.