Frente fria chega ao Brasil nesta sexta, 16 e promete trazer muita chuva para boa parte do país

Frente fria avançará pelo centro-sul do país a partir de sexta-feira, formando chuvas significativas sobre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste - onde os acumulados serão elevados e podem ultrapassar os 100 mm de chuva.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima segunda-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima segunda-feira mostra que chuvas atingirão grande parte do Sul, Centro-Oeste e Sudeste (onde acumulados ultrapassam os 100 mm).

Já nas últimas horas desta quinta-feira (15), muita nebulosidade se formará sobre o Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas fracas. Isso ocorre devido ao avanço de uma frente fria, que começará a atuar sobre o país no final desta semana.

Na sexta-feira (16) durante a madrugada e a manhã, as chuvas se intensificarão e tempestades podem ser registradas em todo o território do Rio Grande do Sul. Vale notar, no entanto, que as previsões não indicam acumulados altos de chuva, que atingem no máximo 50 mm em território gaúcho.

Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira ao meio-dia.
Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira ao meio-dia mostra a frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul no início do dia, causando chuvas moderadas em território gaúcho.

Durante a tarde, pancadas de chuva moderadas serão registradas também sobre grande parte de Santa Catarina e Paraná. Novamente, embora as chuvas retornem à região, os acumulados não devem ultrapassar os 50 mm nos municípios catarinenses e paranaenses.

Além disso, previsões indicam que pancadas de chuva mais intensas continuarão se formando em estados da região Sudeste e Centro-Oeste - incluindo São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás (especialmente sul do estado) e Mato Grosso.

Previsão de ventos, nebulosidade e chuva na sexta-feira de tarde.
Previsão de ventos, nebulosidade e chuva mostra a frente fria avançando pela região Sul e causando chuvas moderadas. Pancadas de chuva fortes também atingem o Sudeste e o Centro-Oeste.

Esta situação pode ser observada na figura acima. Além disso, previsões indicam ainda que o sistema continuará ocasionando chuvas ao longo do final de semana em todo o centro-sul do Brasil.

Tempestades se intensificam no final de semana

No sábado (17) durante a tarde, previsões indicam a formação de tempestades mais intensas sobre a região Sul, com a ocorrência de descargas elétricas (raios) mais frequentes. Essas tempestades atingirão praticamente todo o Paraná, Santa Catarina e também o norte do Rio Grande do Sul.

Previsão de densidade de raios no sábado durante a tarde.
Previsão de densidade de raios no sábado durante a tarde mostra uma grande quantidade de tempestades com descargas elétricas se formando sobre norte do RS, SC e também PR.

A situação ainda continua similar no domingo (18), com chuvas significativas atingindo toda a região mencionada. Além disso, as chuvas de domingo se tornam mais abrangentes no Sudeste e no Centro-Oeste, atingindo mais municípios no centro-norte de Goiás e na porção central de Minas Gerais (inclusive a região da capital Belo Horizonte).

Chuvas se afastam da região sul na segunda-feira

Com o avanço da frente fria em direção norte, as chuvas basicamente cessam na região Sul durante a segunda-feira (19). Há apenas risco de chuvas fracas e pouco expressivas no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o tempo volta a ficar predominantemente aberto, ensolarado, firme e seco.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde mostra que as chuvas cessam sobre a região Sul, mas por outro lado se tornam mais abrangentes no Sudeste e no Centro-Oeste.

Por outro lado, previsões mostram probabilidade de chuvas muito mais abrangentes e significativas no Sudeste e no Centro-Oeste, atingindo praticamente todos os municípios destas regiões durante a tarde e a noite da segunda-feira (19), como pode ser observado na figura acima.

Há probabilidade de chuvas particularmente fortes em São Paulo (inclusive na região metropolitana da capital), no Rio de Janeiro (novamente atingindo a capital) e no sul de Minas Gerais, regiões que podem registrar transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Por isso, para não ser pego de surpresa pelo mau tempo ao longo dos próximos dias, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão e dos alertas meteorológicos emitidos aqui no portal da Meteored. Também não deixe de acompanhar as previsões do tempo específicas para o seu município, buscando pela sua cidade no topo do portal.