Fraca frente fria no Sul e tempo seco e quente em boa parte do Brasil

Nos próximos dias uma frente fria passa de forma r[aida provocando pouca chuvas na Região Sul. Por outro lado o tempo seco e quente se mantém em boa parte do país, favorecendo o cenário de queimadas.

calor, baixa umidade, incêndios
Nos próximos dias as chuvas diminuem no Sul e uma condição mais amena atua na Região. No restante do país o tempo seco e quente ainda predomina.

A passagem de sistema frontais e o avanço de massas de ar frio pelo Centro-Sul sofrerá um aumento de frequência devido à uma leve tendência negativa da Oscilação Antártica, proporcionando o avanço de massas e ar polar e um pouco de umidade para o Brasil Central até o fim do mês.

No entanto, para os próximos dias o padrão seco se mantém com mudanças do tempo para o Centro-Sul, mas com baixo potencial de precipitação.

Destaque da previsão do tempo

Nesta quarta-feira (16), durante a madrugada, uma região de cavado passou a atuar sobre o Rio Grande do Sul provocando chuvas de fraca a moderada intensidade no estado e no oeste catarinenese, sendo mais intensas no oeste gaúcho. Esse sistema evolui para um sistema de baixa pressão e mantém o tempo instável em todo o estado ao longo do dia, com chuvas moderada concentradas no noroeste centro e leste gaúchos. Os maiores acumulados não devem superar os 45 mm e devem ocorrer nas áreas mais do centro-leste.

Juntamente com o desenvolvimento do sistema e seu deslocamento para leste, uma massa de ar frio consegue exercer influência à partir do fim da tarde nas regiões Oeste, Campanha e Sul, proporcionando um tempo mais firme e, principalmente, frio.

No restante da Região Sul, bastante concentração de nuvens e ocorrência de chuva fraca no leste de Santa Catarina, onde o tempo fica nublado. No interior do estado e no Paraná o sol aparece entre nuvens e a sensação é de calor.

No restante do país, o destaque fica para o tempo seco e quente do interior com máximas em torno dos 40°C e umidade relativa muito baixa, equivalente à patamares de deserto abaixo de 10%.

Na quinta-feira (17), a baixa pressão se encontra no oceano, sendo classificada como um ciclone extratropical com sua frente fria associada influenciando boa parte da Região Sul. O tempo fica nublado e frio em todo os estados, com sol aparecendo somente no oeste e região da Campanha do Rio Grande do Sul. Previsão de chuva fraca entre o norte gaúcho e o sul e leste catarinenses.

Na parte da tarde, a frente fria consegue avançar até o Paraná, provocando chuva fraca e isolada em todo o estado. O vento mais frio consegue chegar até o sul do Mato Grosso do Sul, oeste e centro-sul de São Paulo, proporcionando uma condição mais amena. Já no restante do país, sem grandes novidades, novamente o destaque fica para o tempo e seco no Brasil Central.

Na sexta-feira (18), a frente fria se encontra afastada no oceano. Assim, não há nenhum sistema que contribui para chuvas no Brasil, somente no extremo norte do país. O tempo firme e seco predomina, com temperaturas amenas no Rio Grande do Sul e de calor a partir de Santa Catarina, com máximas atingindo no mínimo os 26°C.