Formação de ciclone traz risco de chuvas extremas de 100 a 200 mm em 11 estados; saiba quais e quando
A formação de um ciclone no oceano, à leste da costa do Sudeste, nos próximos dias e o deslocamento de sua frente fria sobre o Brasil vão trazer tempestades intensas e chuvas extremas para grande parte do país.

A partir do próximo domingo (23), o processo de formação de um ciclone sobre o oceano Atlântico, à leste da costa Sudeste do Brasil, irá trazer tempestades com chuvas extremas sobre uma ampla área do centro-norte do país, mas incluindo também a faixa leste entre o Sul e o Sudeste.
O ciclone irá organizar um corredor de umidade entre a Amazônia e o Oceano Atlântico, com volumes elevados de chuva em 11 estados, com riscos para o Sudeste e também outras áreas. Confira a seguir os alertas meteorológicos.
Alerta de chuvas extremas
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF é uma ferramenta para destacar o quão incomum é uma previsão diária em relação ao que normalmente o modelo prevê em determinada região. Ele destaca situações “incomuns” (entre 0,5 e 0,8) e “extremas” (entre 0,8 e 1).
As áreas em amarelo e laranja nos mapas abaixo indicam onde as chuvas muito acima do normal devem ocorrer. Na segunda-feira (24) as regiões em alerta para chuvas extremas são a faixa leste entre a costa Sul e Sudeste e a área entre os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins. Na terça-feira (25) o alerta se mantém sobre esta região limítrofe citada e se estende também sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo, e Sul da Bahia.

Entre quarta (26) e quinta (27), permanecem sob alerta as áreas da faixa leste, entre os estados de:
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Bahia
A Bahia vem sendo afetada por chuvas acima da média e transtornos em novembro. Os impactos da chuva prevista para os próximos dias devem se somar nas áreas mais vulneráveis.

As chuvas intensas previstas para a próxima semana estão relacionadas com tempestades que podem ser severas e com risco de granizo.
Alerta de tempestades: formação de ciclone
O ciclone está previsto para se consolidar na terça-feira (25), como representado pela letra L no campo de pressão do mapa abaixo. Porém, tempestades estão previstas ao longo do seu processo de formação a partir de domingo (23).

Entre domingo (23) e segunda-feira (24) as tempestades se espalham entre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com chance de tempestades com granizo em:
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Rio de Janeiro
As tempestades mais intensas são mais prováveis de ocorrer entre os estados do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e interior de São Paulo entre domingo (23) e segunda (24) - embora não estejam descartados sistemas intensos em outros locais.

A tendência é que as tempestades percam a intensidade a partir de terça (25), mas ainda devem ocorrer entre o Sudeste e o Nordeste pelo menos até quarta-feira (26).
As chuvas serão intensas, contínuas e os acumulados indicam possibilidade de alagamentos, inundações e transtornos à população, principalmente às pessoas que vivem em áreas vulneráveis.
Acumulados devem superar os 100 mm em 11 estados
A frente fria que deve causar chuvas extremas no Sudeste e Nordeste, ajuda a organizar tempestades e precipitação também sobre a região Norte, formando um corredor de umidade desde a Amazônia até o Oceano Atlântico.

Até o final da quarta-feira (26), a precipitação acumulada pode alcançar ou superar os 100 mm em 11 estados, sendo eles:
- Amazonas
- Pará
- Mato Grosso
- Tocantins
- Bahia
- Minas Gerais
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Paraná
- Santa Catarina
Em algumas áreas as chuvas podem alcançar valores entre 150 mm e 180 mm, e há elevado risco de transtornos. A rodada atual do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, mostra que em maior risco são:
- Litoral de São Paulo
- Centro-norte de Minas Gerais
- Oeste da Bahia e leste do Tocantins
A população e as autoridades devem se manter em alerta para evitar riscos potenciais.