Formação de ciclone deixa em alerta boa parte do Brasil já nesta segunda, 8; veja a previsão

A semana começa com formação de ciclone e o processo vai afetar boa parte do Brasil, de norte a sul, através do aumento do potencial de chuvas intensas e de tempestades. Confira os detalhes da previsão para esta segunda-feira (8).
A intensificação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina dá início ao processo de formação de um ciclone extratropical, o que aumenta o potencial de chuvas intensas e de tempestades em boa parte do Brasil nesta segunda-feira (8). Essa condição, somada às altas temperaturas, aumenta o risco de eventos severos sobre o Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com isso, os alertas de chuvas intensas e de tempestades pela ciclogênese se estendem da Região Norte ao Sul do país.
Confira a previsão de chuva e os alertas para esta segunda-feira (8).
Madrugada: resquícios das instabilidades do domingo
Na madrugada, ainda há os resquícios das instabilidades atuantes desde o fim da tarde deste domingo (7), com chuvas de fraca a moderada intensidade entre o norte do Paraná, o sul do Mato Grosso do Sul e o centro, oeste e norte de São Paulo. No Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e na porção central da Região Norte, as chuvas acontecem de forma mais pontual, mas também com moderada intensidade.
Manhã: instabilidades se desenvolvem e levam potencial de tempestades severas
No período da manhã, as instabilidades sobre o Paraguai e o norte da Argentina se desenvolvem muito e levam potencial de tempestades severas. Ao mesmo tempo, essa condição se reflete no aumento do potencial de chuvas sobre o Mato Grosso do Sul, a região de fronteira do Paraná e o extremo oeste do Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva forte e pontuais.

No Sudeste e nas demais áreas do Centro-Oeste, o potencial de chuva diminui, mas ainda há previsão de eventos pontuais no oeste de São Paulo e no Mato Grosso.
Tarde: baixa pressão ganha força e estimula instabilidades pelo Brasil
No início da tarde, a baixa pressão se desloca mais próxima da fronteira com o Brasil e estimula a formação de instabilidades no Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Entre o meio da tarde e o início da noite é o período de maior risco, com alerta de chuvas intensas e de tempestades para:
- centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul;
- meio-oeste de Santa Catarina;
- boa parte do Paraná, com exceção do leste;
- todo o Centro-Oeste;
- boa parte de São Paulo, exceto a faixa leste;
- porção central de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro;
- boa parte da Região Norte, exceto áreas mais ao norte, além de Manaus até o norte do Pará.
Os eventos de chuvas intensas e de tempestades podem vir acompanhadas de granizo, principalmente na Região Sul e no Mato Grosso do Sul.
Noite: baixa pressão se desloca para sul
No decorrer da noite, a baixa pressão começa a se intensificar e a se deslocar para a Região Sul. As instabilidades continuam provocando chuvas de forma pontual, mas os alertas permanecem para:
- oeste, centro, norte e sul de São Paulo;
- porção central de Minas Gerais;
- oeste do Mato Grosso do Sul;
- norte de Goiás;
- sul e norte do Mato Grosso;
- áreas entre Amazonas e Pará.
Atenção redobrada no Sul
A atenção fica voltada para a Região Sul, onde, entre a noite e a madrugada, há elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades severas no oeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no norte, noroeste e oeste do Paraná.

Madrugada de terça-feira, 9: risco elevado de tempestades
Atenção muito grande à Região Sul, ao oeste e centro de São Paulo e ao Mato Grosso do Sul, pois, ao longo da madrugada de terça-feira (9), há potencial de tempestades severas e chuvas de até forte intensidade, que podem vir acompanhadas de trovoadas.