Final de semana de chuvas em grande parte do Brasil

Esse final de semana será de nebulosidade e chuvas em grande parte do Brasil, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Essas condições deverão permanecer até o início da próxima semana, quando um ciclone contribuirá para a manutenção das instabilidades.

Chuva Brasil
As chuvas em forma de pancadas poderão ocorrer em grande parte do Brasil nesse final de semana.

Nesta sexta-feira temos condições de pancadas de chuva em grande parte do país, com os acumulados mais expressivos ocorrendo nas regiões Norte e Centro-Sul, principalmente nos estados do Acre, sul do Amazonas, sul do Pará, grande parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, sul de Minas Gerais e todos os estados do Sul, com destaque para o litoral de Santa Catarina e Paraná, e todo o estado do Rio Grande do Sul.

Um amplo cavado em médios e altos níveis da atmosfera, centrado sobre o nordeste da Argentina e sul do Paraguai, combinado com a presença do Jato Subtropical, está dando o suporte dinâmico para formação dessas instabilidades, que são alimentadas pelo calor e umidade já presentes no país.

Todos esses fatores contribuem para formação de nebulosidade e pancadas de chuva generalizadas em quase todo o país (com exceção do extremo norte e do Nordeste), podendo ocorrer de forma intensa, principalmente durante o período da tarde. Dessa forma, as temperaturas máximas deverão ser mais amenas no dia de hoje, não ultrapassando os 30ºC em grande parte das capitais. As máximas deverão ficar em torno de 26°C em Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, 25°C em Brasília e 24°C em Curitiba.

Na região Nordeste os acumulados mais expressivos ocorrerão nos estados do Maranhão e Piauí, pancadas isoladas também poderão ocorrer no período da tarde no Ceará, Rio Grande do Norte e em algumas partes da faixa leste da região.

Final de semana

No sábado (13) esse cavado avança para leste, ficando mais posicionado sobre a região Sul do país. Dessa forma, o sábado deve começar encoberto em grande parte da região Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas, Mato Grosso e Goiás.

As chuvas devem ocorrer já pela manhã e se intensificar durante a tarde, principalmente no litoral de São Paulo e sul de Minas Gerais. Com isso, as temperaturas não deverão subir muito nessas regiões.

No Sul as chuvas serão mais escassas, podendo ocorrer de forma mais isolada no período da tarde e mais intensa no litoral. Assim como na região Nordeste, onde as chuvas deverão ocorrer na forma de pancadas isoladas na faixa litorânea.

Na madrugada de domingo (14), com o suporte do cavado mais a leste, um ciclone começará a se formar sobre o Atlântico Sul, próximo à costa sul do Brasil. Apesar da atuação desse ciclone, os estados do Sul continuarão com baixos acumulados de chuva ao longo do dia e temperaturas mais amenas, com máximas podendo chegar à 25º C em Curitiba, 29ºC em Florianópolis e 30º C em Porto Alegre.

Esse ciclone contribuirá para a manutenção da nebulosidade e condições de instabilidade nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste do país que poderão ter pancadas de chuva ao longo de todo o dia, com maiores acumulados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Pará.

Previsão para o Feriado de Carnaval

Durante o feriado de Carnaval, o ciclone se afastará da costa do Brasil e, dessa forma, toda a região Sul deverá ficar com o tempo mais estável e ensolarado em grande parte do dia, podendo ter pancadas de chuva apenas no período da tarde.

Além disso, um cavado em médios níveis da atmosfera manterá a nebulosidade e as chuvas irregulares em todo Sudeste, na porção central e norte do Brasil. Apesar do dia ficar entre nuvens, as temperaturas voltarão a subir nessas regiões durante os dois dias, podendo atingir máximas de 30º.