O Pantanal está apresentando sinais de recuperação

Após sofrer com o pior episódio de incêndios em décadas, o Pantanal brasileiro finalmente está se recuperando! Com o retorno das chuvas a vegetação está renascendo aos poucos e os animais estão retornando a seu habitat natural!

Pantanal
Com as chuvas dos últimos meses a vegetação começou a se regenerar em partes do Pantanal! Foto: Gustavo Figueiroa/ SOS Pantanal.

Em 2020 vimos com muita angústia o Pantanal brasileiro ser consumido pelas chamas. O número de focos de queimadas registradas no ano passado bateu recorde, foram 22 116 focos, mais que o dobro que o registrado em 2019 (10 025) e bem acima do antigo recorde registrado em 2005, de 12 536 focos.

Foram mais de 4 milhões de hectares queimados entre o Pantanal norte e sul, mais de 30% do bioma foi consumido pelo fogo, de acordo com o SOS Pantanal. As imagens dessa grande catástrofe ambiental chocaram o Brasil e o mundo, milhares de vidas animais e grande parte da natureza local foram perdidas ou extremamente prejudicadas.

Graças ao retorno das chuvas, em novembro o bioma registrou uma grande queda no número de focos de incêndios ativos, já trazendo um alívio e esperança de dias melhores na região. Desde então as chuvas tem ocorrido frequentemente e estão contribuindo para a recuperação gradual do solo e da vegetação.

Na maior Reserva Particular de Patrimônio Natural do país, a RPPN Sesc Pantanal, em Mato Grosso, árvores nativas como canjiqueira, bocaiuva, jatobá, acuri, jenipapo, figueira e marmelada voltaram a dar frutos, 4 meses após 93% da área ser consumida pelo fogo. Esses frutos servem de alimentos para animais como araras, antas e queixadas, que agora voltarão a encontrar fontes naturais de alimentação para sobreviver na região.

Esses primeiros sinais de recuperação deixaram os pesquisadores da região otimistas e surpresos, já que eles esperavam que os frutos só voltassem a crescer 1 ano após os incêndios. Porém, eles ainda estão cautelosos, pois o caminho ainda é longo para a plena recuperação do bioma. Muitas espécies da fauna e flora ainda demorarão para se recuperar, esses são apenas os primeiros sinais de uma transformação.

Boas e más notícias

Apesar dos sinais de recuperação, o cenário ainda não é muito confortável e otimista. As chuvas retornaram para região, porém em um volume muito aquém do esperado, sendo mais intensas apenas em alguns pontos isolados, o que não é suficiente para recuperar totalmente o solo, os rios e lençóis freáticos da região e trazer de volta a abundância de águas que era comum para essa época do ano.

O principal indicador das condições hídricas do Pantanal é o rio Paraguai, que atravessa as planícies entre Cáceres (Mato Grosso) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul). Desde o começo de 2021, o rio tem se recuperado de forma muito lenta, saindo gradualmente do estado crítico que estava em 2020.

Porém, se as chuvas continuarem abaixo da média nos próximos meses, o cenário de maior probabilidade é do rio Paraguai ter uma cheia abaixo da média, segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Se sua total inundação não ocorrer, são maiores as chances de acontecer mais queimadas graves durante o próximo período seco desse ano, iguais ou pior àquelas de 2020!