Fim de semana sob ZCAS: Acumulados de chuva podem chegar aos 200 mm e INMET emite alerta laranja para 5 estados

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul está ativa sobre o Brasil e deixa alertas de chuvas intensas para o fim de semana. O INMET emitiu alerta laranja para 5 estados neste sábado.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está ativa sobre o Brasil desde a última quinta-feira (26) e vai se manter até pelo menos o próximo domingo (29), garantindo o mínimo de dias para a sua classificação.

Devido à presença da primeira ZCAS do verão, chuvas intensas e elevado acumulado já vêm sendo registrados no Norte, Centro-Oeste e, principalmente, no Sudeste, com volumes que superam os 100 mm em 48 horas, segundo os dados do Cemaden e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

alertas de chuvas intensas
Alerta de chuvas intensas do INMET para o sábado.

O próprio INMET vem emitindo alertas laranja (grau de perigo) de chuvas intensas nos últimos dias. Para esta sábado (28) foram emitidos alertas para os estados Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, somente o território paulista, mineiro, goiano e os estados do Tocantins e do Mato Grosso possuem alerta laranja.

No entanto, a equipe da Meteored Brasil estende a condição de perigo de chuvas intensas para o estado do Rio de Janeiro, em virtude da intensidade da precipitação, mas do impacto que pode ser potencializado pela topografia local.

ZCAS no fim de semana e áreas sob alerta de chuvas intensas

No sábado (28), há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, nas regiões de São Paulo próximas à divisa com o território mineiro. Chuvas pontuais de até forte intensidade podem ocorrer entre os estados do Mato Grosso e de Goiás, e em boa parte da Região Norte.

O maior potencial para transtornos acontece a partir da tarde, através do desenvolvimento das instabilidades que trazem o potencial de chuvas intensas. Alerta de elevado risco para o Rio de Janeiro, região do Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, região do Triângulo Mineiro, da Zona da Mata, e regiões paulistas próximas à divisa com Minas Gerais.

alertas de chuvas intensas
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde do sábado.

Em Goiás, no Mato Grosso, no Tocantins, centro-sul do Maranhão, no Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, as chuvas ocorrem com maior abrangência, mas com menor potencial para transtornos. De qualquer forma, há alertas de chuvas intensas.

Atenção, no período da noite as chuvas diminuem em boa parte do Brasil, mas no sul de Minas Gerais, na região da Zona da Mata e, principalmente, no Rio de Janeiro, a previsão é de continuidade da precipitação de moderada intensidade, que mantém o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.

Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo e região do Vale do Paraíba são as regiões com maior potencial para alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Os acumulados até o domingo podem chegar aos 200 mm.

No domingo (29), há chuvas pontuais pela manhã em toda a porção de atuação da ZCAS, mas com chuvas mais abrangentes de fraca a moderada intensidade ainda sobre o leste do Sudeste, no sul mineiro, na Zona da Mata e no Rio de Janeiro.

A partir da tarde, novos alertas de chuvas intensas para o leste de São Paulo, principalmente para o litoral norte e região do Paraíba, para o Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, regiões mineiras do Triângulo e Zona da Mata e centro-sul de Goiás.

alerta de chuvas intensas
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde do domingo.

Na Região Norte, as chuvas ocorrem de forma mais abrangente e intensa, mas com baixo impacto social. A região com maior risco de inundação e alagamentos é o estado de Rondônia.

Nos dias seguintes, a tendência é de diminuição das chuvas até não haver mais potencial para transtornos no último dia de 2024 e no primeiro dia do ano novo.