Fim de semana do Dia das Mães com predomínio de tempo firme e frio

Massa de ar seco e frio ainda atua sobre boa parte do país e frente fria atua de forma costeira no Nordeste. Confira os destaques para o fim de semana do Dia das Mães.

Previsão para o Dia das Mães
Massa de ar polar ainda contribui para as temperaturas baixa em boa parte do país. Frente fria também atua, mas somente e parte das regiões SE e NE.

Na última quarta-feira (06), uma massa de ar polar passou a atuar no Sul do Brasil se espalhando por todo o Centro-Sul a partir da quinta-feira (07). O ápice do frio foi nesta madrugada, devido ao posicionamento o centro do sistema sobre a Região Sul. Os ventos de sul conseguiram levar o ar mais frio até a o oeste do Amazonas provocando o fenômeno de friagem na porção mais ao norte do Centro-Oeste e desde o Acre até o Tocantins.

No Nordeste, o frio também chegou, no entanto, a frente fria, que antecedeu a chegada da massa de ar polar, vem mantendo o tempo instável em praticamente todo o estado da Bahia. Condição esta observada também no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Para o fim de semana esses mesmos sistemas continuam a atuar e também são responsáveis por algumas mudanças.

O fim de semana do Dia das Mães

No sábado (09), a massa de ar polar se desloca um pouco para o oceano, porém, ainda contribui para o tempo seco, com temperaturas baixa pela manhã e a partir do fim do dia. No entanto, esse deslocamento provoca pequenas mudanças, como o transporte de umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, que não tão intenso a ponto de provocar chuvas, mas gera aumento da nebulosidade somente pela manhã.

Outra alteração está relacionada com a mudança da direção dos ventos que passam a soprar de norte a partir do período da tarde desde o sul do Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, proporcionando uma sensação térmica mais agradável ao longo do dia.

Já na Região Sudeste, o tempo firme predomina em boa parte com o frio também fazendo parte. Tempo mais fechado e sem chuva no norte de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo, ainda devido à atuação da frente fria.

Esse mesmo sistema deixa o tempo instável e com chuva fraca ao longo do dia na faixa leste que vai de Ilhéus até Aracaju, passando por Salvador. Os ventos de sul sopram o ar mais frio e as temperaturas continuam baixas.

No domingo das mães (10), a massa de ar polar se afasta mais para o oceano, permitindo que as temperaturas sofram aumento, trazendo um pequeno alívio ao frio e contribuindo para a atuação dos ventos de norte e para uma sensação agradável ao longo do dia e, até mesmo, de calor na região metropolitana de Porto Alegre e em boa parte dos estados do Centro-Oeste.

Já no norte mineiro, no território capixaba e na metade leste da Bahia, o sistema frontal com auxílio de uma região de cavado mantêm o tempo instável nessas regiões. Previsão de chuva de moderada a forte intensidade pela manhã entre Salvador e Aracaju, com redução no decorrer do dia.