Fim de semana de temporais no Centro-Sul, mas de pouco chuva para o RS

Apesar do aumento das chances de chuva para o Rio Grande do Sul, a distribuição se mantém isolada beneficiando apenas as áreas ao norte. Já para o restante do Centro-Sul, há alerta para ocorrência de temporais e chuvas volumosas.

Alerta temporais. Risco de alagamento e fortes rajadas de vento.
Rio Grande do Sul continua com muita irregularidade e os maiores volumes no Centro-Sul se concentram no Sudeste e no Paraná.

Nesta sexta-feira (10) uma extensa região de cavado atua sobre o Centro-Sul do Brasil e deixa o tempo instável sobre boa parte da Região e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Pela manhã há chance de chuvas de fraca intensidade sobre o sul e oeste do Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

No período da tarde as instabilidades começam a se desenvolver e há risco de temporais para o centro-norte do gaúcho, meio-oeste e norte de Santa Catarina, todo o Paraná, estado de São Paulo. Centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro, sul e metade leste do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Entre o fim do dia e a noite o risco é maior em algumas áreas que se concentram na faixa leste que vai de Santa Catarina até o litoral norte paulista, norte e noroeste gaúchos, no oeste catarinense e sudoeste do Paraná.

Alerta e destaque para o fim de semana

No sábado (11), uma região de baixa pressão próximo a costa do Sul do Brasil, mantém o tempo instável no Centro-Sul. Pela manhã não há previsão de chuvas, mas o sol aparece entre muitas nuvens em toda a Região Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, sendo neste último com chance de chuvas isoladas de moderada intensidade no sudeste do Mato Grosso, extremo sul de Goiás e nordeste do Mato Grosso do Sul. O calor também é destaque ao longo do dia por conta da atuação dos ventos de norte e da umidade elevada.

Na parte da tarde, como de tradição no verão, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, atingem o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina, o Paraná, todo o território paulista, o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul e leste do Mato Grosso do Sul, centro-sul e sudeste do Mato Grosso. Há risco de transtornos provocado por fortes rajadas de vento, alagamentos e inundações. O período de maior risco se dá entre o meio da tarde e o início da noite.

No domingo (12), mais um dia instável no Centro-Sul com risco para tempestades. Pela manhã há risco de chuvas mais intensas no oeste gaúcho nas região mais ao leste do Sudeste que abrange o sul de Minas Gerais, litoral norte paulista, Vale do Paraíba, sul do Rio de Janeiro e região de Poços de Caldas e de Campinas.

Já a partir do meio da tarde e, principalmente, mais para o início da noite, temporais localizados colocam em risco o extremo norte e nordeste do Rio Grande do Sul, sul, centro e leste de Santa Catarina todo o estado do Paraná e de São Paulo, sul e leste do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro.