Fim de semana de frio na Região Sul e em parte do Sudeste

O fim de semana será bastante proveitoso em boa parte do Centro-Sul, com sol e frio! No entanto, nem para todos o sol irá aparecer! Saiba aqui os detalhes da previsão para o fim de semana.

frio, sp, rj, fim de semana
Sol e frio proporcionam um fim de semana proveitoso em boa parte do Centro-Sul. Parte do Sudeste e do Nordeste, com nuvens e possibilidade de chuva.

Dias chuvosos e de acumulados elevados vêm sendo destaque no Centro-Sul do país, desde o Mato Grosso do Sul até o nordeste do Rio Grande do Sul. No entanto, essa condição não foi agradável para o leste catarinense, onde chuvas intensas e persistentes provocaram transtornos.

Nos próximos dias, uma massa de ar seco e fria passa a atuar sobre boa parte da Região Sul, o que representa uma inversão do padrão observado nos últimos dias: a umidade passa a se concentrar mais no Centro-Norte.

A seguir apresentamos a distribuição da precipitação pelo país e o padrão de temperatura para o fim de semana.

Chuva e nebulosidade

A frente fria que vem atuando entre a Região Sul e o estado de São Paulo, passa a atuar de forma mais costeira e avança mais pelo Sudeste no decorrer desta sexta-feira (11).

No sábado (12), o sistema se encontra entre o Espírito Santo e a Bahia deixando o tempo nublado nessas áreas e no leste e norte de Minas Gerais, com sol aparecendo entre nuvens no restante do território mineiro. Há previsão de chuva fraca ao longo do dia alternando com períodos de melhoria no estado capixaba, no leste mineiro e no sul baiano.

No leste paulista e no Rio de Janeiro, mesmo com o afastamento do sistema frontal o dia fica nublado e frio, isso proporcionado pela circulação de sul e sudeste promovida pela alta pressão sobre a Região Sul, ou seja, pela massa de ar polar. Essa condição se estende para o litoral do Paraná.

Já no restante da Região Sul e estado do Mato Grosso do Sul, o tempo firme e ensolarado predomina, proporcionando um dia bastante agradável e proveitoso.

No domingo (13), o cenário é bastante semelhante ao do dia anterior, porém com redução do potencial de chuvas e uma possibilidade maior do surgimento do sol no leste do Sudeste. Bastante concentração de nuvens no Rio de Janeiro no estado de Minas Gerais e no Espírito Santo. Do sul da Bahia até Salvador, o dia fica nublado e com chuva fraca.

Destaque para o estado de São Paulo, o tempo firme predomina, com mais concentração de nuvens no leste, porém, com possibilidade do aparecimento do sol ao longo do dia. Já a Região Sul e o Mato Grosso do Sul, seguem com tempo firme e ensolarado.

Deslocamento da massa de ar polar e a intensidade do frio

Massa de ar polar avança nos próximos dias pelo Centro-Sul do país, atingindo o oceano no domingo (13).

Não se trata de um evento extremo, com mínimas de até 6°C ocorrendo nos estados do Sul, claramente sem considerar a Região da Serra de Santa Catarina, onde facilmente as mínimas atingem os 0°C e valores negativos. No decorrer do sábado (12) e do domingo (13), a sensação fica agradável, mas logo próximo do fim da tarde o frio passa a tomar conta novamente.

No Sudeste, principalmente na porção leste, a combinação de nebulosidade e fluxo de ar frio possibilita um fim de semana frio, com baixa amplitude térmica. Na capital paulista mínima de 15°C e máxima de 20°C, já no Rio de Janeiro as temperaturas variam entre 19°C e 21°C apenas. Em Vitória e se espera uma variação entre 20°C e 25°C e em Belo Horizonte uma amplitude térmica maior, com mínima de 15°C e máxima de 25°C.