Fim de semana de calor e tempestades em parte da Região Sul

Neste fim de semana um sistema frontal avança pela Região Sul. Há risco para tempestades isoladas nos três estados da Região.

alerta tempestades
Calor e risco de tempestade são os destaque para o fim de semana na Região Sul. O frio também faz parte, porém somente para o Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias o tempo seco predomina em praticamente todo o país com temperaturas em elevação no Centro-Sul, que proporcionam sensação de calor ao longo do dia.

Isso ocorre devido ao afastamento da massa de ar frio para o oceano que permite uma maior atuação do escoamento de norte sobre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, essa condição é potencializada pela presença de um sistema frontal que se forma sobre o Uruguai ao longo desta sexta-feira, sendo classificado como uma frente quente neste dia, e provoca tempestades a partir da tarde, atingindo também as regiões de fronteira do Sul e da Campanha Gaúcha por volta do fim da manhã.

Esse mesmo sistema frontal avança pela Região Sul no decorrer do fim de semana e mudando novamente o tempo nos três estados, mas agora com maior potencial para a ocorrência de tempestades isoladas.

Acumulado de precipitação e alertas de tempestades

Na manhã de sábado (05), o sistema frontal atua sobre o Uruguai, provocando chuvas intensas e tempestades em todas as regiões do país. No Rio Grande do Sul uma maior concentração de nuvens já poderá ser observada e não se descarta a possibilidade de chuvas mais intensas nas áreas de fronteira desde o oeste até o sul do estado.

O sistema não avança muito, mas a partir do meio da tarde há alerta de tempestade no Oeste, Campanha e Sul gaúchos. Por volta do fim da tarde, os núcleos de tempestade chegam à região metropolitana de Porto Alegre, às Missões e à Região Central. Agora como frente fria, pois consegue se movimentar para norte permitindo a atuação de uma massa de ar frio, chega ao norte gaúcho somente na madrugada de domingo (06).

Na manhã de domingo (06), chuvas de até forte intensidade ocorrem na região metropolitana de Porto Alegre, no norte do Rio Grande do Sul e, agora, no oeste e sul de Santa Catarina.

A partir da tarde, com o afastamento da frente fria mais para o oceano, as chuvas se tornam mais isoladas, porém há um deslocamento para norte. Assim, a partir da metade do período passa a chover de forma isolada no leste catarinense, oeste e sudoeste do Paraná, onde não se descarta a ocorrência de tempestades isoladas.

No período da noite, as instabilidades ganham reforço de um cavado no Paraguai, levando potencial de tempestades no oeste de Santa Catarina, no oeste, sudoeste e noroeste do Paraná.

Fim de semana de calor em parte da Região Sul

Devido à condição pré-frontal as temperaturas entram em elevação, principalmente no sábado (05). As máximas na região metropolitana de Porto Alegre, da Região Central do Rio Grande do Sul, do oeste catarinense e do Paraná, podem atingir valores próximos aos 30°C.

Em Florianópolis e Curitiba, as temperaturas chegam aos 27°C e 25°C, respectivamente. No domingo (06), a sensação de calor é um pouco maior nessas capitais, com máximas ficando apenas 0,5°C a 1°C acima do dia anterior.

Quanto ao frio, somente no Rio Grande do Sul a partir da noite do sábado (05) na metade sul do estado, onde as mínimas do domingo (06) ficam em torno dos 10°C na Campanha e dos 16°C na Região Central e em Porto Alegre. Nada muito intenso e que se intensifique nos próximos dias.