Fim de semana com previsão de chuvas ainda para a Região Sul

O tempo instável se mantém ao longo do fim de semana e chuva ainda ocorre nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Destaque também para a manutenção do tempo seco e quente no Centro-Leste do país.

alerta chuva SC e PR
Chuvas não dão trégua para os estados do Paraná e de Santa Catarina. Tempo seco e quente predomina em boa parte do Sudeste.

Nesta semana, chuvas persistentes e volumosas atingem boa parte da Região Sul, o que vem resultando em transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Os estados do Paraná e de Santa Catarina são os mais atingidos, com volumes em torno e até superando muito os 200 mm em várias localidades, de leste a oeste, no período de 96h, segundo o Cemaden, Inmet e o Epagri. Em Irati, PR, os pluviômetros marcaram mais de 260 mm.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (23), uma região de cavado sobre o Centro-Sul do país, mantém o tempo instável desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo. Previsão de chuvas isoladas já pela manhã, que podem ocorrer com fraca a moderada intensidade no meio-oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. No leste catarinense e litoral norte gaúcho, devido à circulação de leste, há chance de chuva fraca.

A partir da tarde, as instabilidades ganham força e ocorrem de forma mais generalizada, com alerta de chuvas de moderada a forte intensidade no centro-sul do Mato Grosso do Sul, oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. No nordeste gaúcho e nas demais regiões dos territórios catarinense e paranaense, o predomínio é de chuva fraca. Mesmo assim, há potencial para deslizamentos, uma vez que o solo se encontra saturado.

Destaque também para o Sudeste, onde há previsão de chuvas somente no leste, sul e oeste do estado de São Paulo e de forma isolada. Para o restante da Região, o tempo segue firme e quente, bem como, no estado de Goiás, boa parte do Mato Grosso e do Nordeste, sendo neste último, com previsão de chuva fraca na faixa leste e, mais intensa, na porção norte devido à presença do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN).

Neste fim de semana as chuvas persistem na Região Sul, porém, os núcleos de chuva mais intensos ocorrem de forma mais isolada e concentrados nas áreas mais a oeste. No entanto, ainda há potencial para transtorno, principalmente de deslizamentos.

No domingo (24), sem grandes novidades. O tempo instável se mantém com a permanência da região de cavado sobre a Região Sul. Previsão de chuvas já pela manhã de forma isolada, porém, com potencial de ocorrerem com moderada a forte intensidade no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste catarinense. Nas áreas do leste, há chance de chuva fraca.

No período da tarde, a mesma situação se repete, com chuvas mais abrangentes e intensas na metade oeste e norte do Paraná, meio-oeste de Santa Catarina e metade norte do Rio Grande do Sul. Nas áreas do leste, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade. Alerta para temporais no Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. No leste e sul paulista, a previsão é de chuva fraca.

Para o restante do país, novamente o destaque fica para o tempo seco entre as demais áreas do Sudeste, Goiás e a porção mais central e oeste do Nordeste, onde o tempo segue firme e quente.