Fim de semana chuvoso no N e NE e de temperaturas baixas no S e SE

Nos próximos dias a umidade passam a concentrar mais sobre as regiões Norte e Nordeste proporcionando a manutenção do tempo instável. Já no Centro-Sul do país, o destaque fica para as temperaturas mais baixas e para a sensação de frio.

ZCAS, chuvas no sertão, frio em novembro
Chuvas continuam a ocorrer nas regiões Norte e Nordeste devido a atuação de uma ZCAS. No Centro-Sul, destaque para as temperaturas mais baixas.

Nesta última semana a combinação dos fatores climáticos Oscilação Antártica (AAO) e Madden-Julian (MJO) foi a principal responsável pelas chuvas volumosas e temporais por boa parte do país.

Essa influência se mantém ao longo do fim de semana, com a banda de nebulosidade e chuva (zona de convergência) concentrada sobre as regiões Norte e Nordeste e para a manutenção das temperaturas mais baixas em boa parte do Centro-Sul.

Alertas e destaques para o fim de semana

Neste sábado (21), as chuvas torrenciais se mantêm no leste da Bahia pela manhã, mais especificamente entre Porto Seguro e Ilhéus, se estendendo para o interior um pouco mais de 100 km. A partir da tarde, passa a chover com moderada intensidade.

Já para a região metropolitana de Salvador, restante do território baiano e sertão Nordestino, na primeira parte do dia as chuvas ocorrem de forma isolada e a partir da tarde ganham intensidade, levando potencial para transtornos como alagamento, inundações e deslizamentos. O mesmo comportamento é esperado para à metade norte de Goiás e os estados do Tocantins e do Pará.

Para as regiões Sul e Sudeste, a atuação de uma massa de ar frio no oceano contribui para a circulação de ventos sul/sudeste, que transportam o ar mais frio até o sul de Minas Gerais e o Espírito Santo e também umidade para toda a faixa leste, deixando o tempo nublado e ligeiramente frio desde o sul do Rio Grande do Sul até o estado capixaba. Há possibilidade de chuva fraca ao longo do dia.

Na Região Sul e estado de São Paulo, caminhando para o interior a nebulosidade diminui até um céu com poucas nuvens nas áreas mais do oeste. Na região do Triângulo Mineiro, metade sul do Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul, o tempo firme predomina.

No domingo (22), sem grandes novidades quanto ao padrão. A condição é bastante semelhante ao do dia anterior, com tempo firme no Centro-Sul e instável na porção norte do país.

A nebulosidade diminui um pouco no leste da Região Sul e do litoral sul de São Paulo. No entanto, o sol aparece mais pela manhã e a partir do meio da tarde há possibilidade de chuvas fraca. No Rio de Janeiro e litoral norte paulista, tempo nublado e com chuva fraca alternando com períodos de melhoria. As temperaturas continuam mais baixas pela manhã e a partir do fim do dia, com sensação amena ao longo do dia.

Para o Norte e Nordeste, o destaque fica para a diminuição da intensidade das chuvas, com chuva moderada pela manhã no sul da Bahia e pancadas isoladas no oeste do estado, no Tocantins, Pará e no centro-sul dos estados do Maranhão e do Piauí. A partir do meio da tarde, chuvas mais abrangentes e intensas atingem essas mesmas áreas, com exceção do sul baiano, onde o tempo fica mais estável.