Fim de semana: chuva e risco para temporais no Centro-Sul

Atmosfera se mantém instável sobre a porção central do país trazendo pancadas de chuva forte para o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul do Brasil. Há potencial para temporais e queda de granizo.

Tempo instável se mantém e há risco para temporais com granizo no Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

A frente fria, que passou e provocou chuva e diminuição das temperaturas nos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste, atua agora entre o norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia. Nos próximos dias o sistema irá distanciar, mas ainda influenciará a condições do tempo em boa parte do país, juntamente com um sistema de alta pressão atmosférica.

Previsão para o sábado

Neste sábado (06) a frente fria deixa o tempo nublado em todo o Espírito Santo, sul da Bahia, leste e norte de Minas Gerais, com chuvas ocorrendo já pela manhã, que perdem intensidade a partir da tarde. No estado paulista e demais áreas de Minas Gerais, bastante nebulosidade e chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã, a partir do meio da tarde, a chuva ganha intensidade e há risco para temporais com queda de granizo. As regiões de maior risco são o oeste e norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais.

No Centro-Oeste o sol aparece entre nuvens em boa parte da Região, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas pela manhã. Na parte da tarde, as chuvas se tornam mais abrangentes ocorrendo em praticamente toda a região, com exceção para o norte de Goiás, oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. No sul do Mato Grosso do Sul há alerta para temporais.

Na Região Sul o destaque fica para o estado do Paraná, onde o tempo fica nublado em todas as regiões, com possibilidade de chuva fraca a moderada pela manhã. Na parte da tarde, a chuva ganha intensidade e há possibilidade de formação de tempestades no norte e oeste do estado. Nos demais estados, o risco de chuva forte fica restrito apenas ao oeste de Santa Catarina, mas não há potencial para transtornos. O tempo fica nublado no leste catarinense e no nordeste do Rio Grande do Sul, com chuva fraca alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões gaúchas sol entre nuvens e ligeira sensação de frio.

Previsão para o domingo

No domingo sem grandes mudanças. O tempo se mantém instável em boa parte do país, com tempo nublado em praticamente todo o Sudeste e chuvas ocorrendo, já pela manhã, de forma isolada e com fraca intensidade nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, leste e metade sul de Minas Gerais. A partir do meio da tarde risco de temporais no oeste mineiro, no centro-norte e oeste paulistas. Mas é no Centro-Oeste que o risco é mais elevado, mais precisamente na região que abrange o sudeste do Mato Grosso, o nordeste do Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.

Já no Sul o tempo fica firme em todo o Rio Grande do Sul, com sol entre nuvens e temperaturas agradáveis. Previsão de chuva fraca a moderada intensidade pela manhã em todo o estado do Paraná e de Santa Catarina, que ocorrem de forma mais pontual. Somente no leste que a chuva é mais abrangente e contínua. No oeste paranaense pancadas de chuva forte a partir da tarde.