Fim de semana: Avanço de frente fria, queda de temperaturas e risco de tempestades severas

O fim de semana será marcado por uma forte mudança de padrão em alguns Estados, especialmente no Sul e no Sudeste. Além das tempestades severas, haverá calor exorbitante em alguns estados, frio intenso e geada em outros. Confira a previsão completa.

Mapa de acumulados de chuva totais até o fim do domingo (20)
Mapa de acumulados de chuva totais até o fim do domingo (20) mostra valores altos no Sul, Sudeste e extremo norte do país, além de chuvas fracas em parte do Nordeste.

O fim de semana está chegando e a passagem de um sistema transiente vai fazer com que o tempo mude em diversas regiões do Brasil. No Sul e no Sudeste, as mudanças podem ser drásticas e há risco de tempo severo. Confira a previsão para cada região:

Fim de semana no Sul

O sistema que já está causando tempestades severas no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (18) pode continuar causando chuvas fracas no Estado gaúcho durante o sábado (19). No entanto, gradualmente, o tempo volta a ficar seco e aberto, e a tendência é que o domingo (20) termine sem chuvas no Estado.

Já em Santa Catarina e no Paraná, o sistema formará nebulosidade e chuva tanto durante o sábado (19) quanto durante o domingo (20), fazendo com que o fim de semana seja chuvoso. Tempestades intensas podem se formar especialmente do domingo, com acumulados altos ao norte do Paraná.

Além disso, uma massa de ar frio penetra na região e faz as temperaturas despencaram durante o fim de semana. Há risco de geadas fracas no Rio Grande do Sul durante a madrugada do sábado (19). Geadas fracas a moderadas também se formam estado gaúcho e em Santa Catarina durante a madrugada do domingo (20).

Fim de semana no Sudeste

O mesmo sistema que vai formar tempestades no Sul estará trazendo chuvas e muita nebulosidade neste sábado (19) para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No domingo (20), as chuvas se estendem também para uma região maior do estado mineiro e para o sul do Espírito Santo, e há risco de tempestades severas no oeste do estado paulista.

Mapa de temperaturas mínimas na madrugada do domingo (20).
Mapa de temperaturas mínimas na madrugada do domingo (20) mostra valores abaixo dos 10 graus no Sul (cores esverdeadas), onde há risco de geada, e temperaturas mais amenas no Sudeste.

Isso significa que o fim de semana será chuvoso na maior parte do sudeste. Além disso, a entrada da massa de ar frio fará as temperaturas caírem especialmente em São Paulo durante o domingo (20). Apesar do frio, não há risco de geadas em nenhuma parte do Sudeste.

Fim de semana no Centro-Oeste

O mesmo sistema que atinge o Sul e o Sudeste causará tempestades no Mato Grosso do Sul durante o fim de semana inteiro, mantendo o tempo nublado e chuvoso. Há possibilidade de tempestades severas especialmente no domingo (20), quando o sistema também atingirá a metade sul de Goiás, trazendo chuvas para a região. No Mato Grosso, o tempo permanece seco e aberto.

A entrada da massa de ar frio também vai atingir o Mato Grosso do Sul, fazendo com que as temperaturas caiam durante o fim de semana. Nos demais Estados, no entanto, o tempo permanece quente e ensolarado, atingindo temperaturas similares aos dias anteriores.

Fim de semana no Nordeste

A circulação no Nordeste não é influenciada pelo sistema que atua nos Estados mencionados anteriormente. As previsões indicam nebulosidade alta e chuvas fracas no Leste de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e também em todo o litoral norte durante o fim de semana. Nas demais regiões, predomina o tempo seco, quente e com poucas nuvens. As temperaturas permanecem estáveis.

Fim de semana no Norte

Há possibilidade de pancadas de chuva no extremo norte do Amazonas e em Roraima, resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical, tanto no sábado (19) quanto no domingo (20). No restante da região, o tempo permanece predominantemente seco e aberto, com muito sol e temperaturas estáveis.

Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). E para acompanhar as previsões para seu município específico, não deixe de conferir a previsão da Meteored | Tempo.com.