Fim de semana: alerta para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Neste fim de semana uma frente fria atua no Centro-Sul do Brasil, levando risco para ocorrência de tempestade no Centro-Oeste, Sudeste e na Região Sul. As áreas litorâneas possuem maior risco.

Fim de semana com riscos para temporais. Apesar das chuvas isoladas há risco para transtornos.

No decorrer da madrugada desta sexta-feira (08) uma frente fria se aproximou do Rio Grande do Sul de forma costeira, contribuindo para o aumento da nebulosidade e chuva localizada de fraca intensidade. No entanto, na Argentina, uma área de baixa pressão vem causando chuvas intensas, que no início da manhã, também provocou chuva forte no noroeste e oeste gaúcho.

No restante da manhã a previsão é chuva em todo o Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Há riscos para temporais isolados, com maior probabilidade para o oeste e centro-sul gaúcho. A partir da tarde passa a chover em toda a Região Sul, com risco de formação de tempestades para as demais regiões do Paraná e de Santa Catarina.

No Centro-Oeste e no Sudeste, as chuvas continuam a ocorrer de forma isolada com risco para temperais localizados, uma vez que as temperaturas continuam elevadas e contribuem para a ocorrência de chuva forte. Maior probabilidade se encontra no leste do estado de São Paulo.

O fim de semana em todo o Brasil

No sábado (09) a frente fria se encontra mais afastada no oceano, mas a formação de uma baixa pressão próxima a costa da Região Sul, contribui para a manutenção do tempo instável. Previsão de chuva fraca a moderada pela manhã no leste e centro-norte do Rio Grande do Sul, e no oeste do Paraná e de Santa Catarina. Na parte da tarde, passa a chover com maior intensidade no norte e leste gaúcho e em todas as regiões dos demais estados. Risco para temporais e chuvas volumosas desde a região metropolitana de Porto Alegre até o norte de Santa Catarina.

No restante do país o predomínio é de tempo mais firme pela manhã, com ocorrência de chuva localizada no sul do Mato Grosso do Sul, no norte do Mato Grosso e na Região Norte. Na parte da tarde, há previsão de pancadas isoladas que podem ocorre com forte intensidade em todo o Mato Grosso, metade leste do Mato Grosso do Sul, em todo o estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. No restante do Sudeste e centro-sul do Nordeste, tempo segue firme e quente. Já na faixa norte do país, a ZCIT mantém o tempo nublado e chuvoso.

No domingo (10) o tempo fica firme em toda a Região Sul, com tempo nublado ainda pela manhã somente no centro-leste de Santa Catarina e no nordeste e leste do Rio Grande do Sul. As temperaturas ficam mais amenas e há ligeira sensação de frio pela manhã no estado gaúcho. Na parte da tarde, previsão de pancadas isoladas, sem risco para temporais em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.

No restante do país, sem grandes mudanças pela manhã. Previsão de tempo firme na maioria das localidades, com ocorrência de chuva isolada no oeste do Mato Grosso e na Região Norte. Na parte da tarde, as pancadas de chuva continuam a ocorrer isoladamente, com potencial para temporais localizados. Maior probabilidade para o centro e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No Nordeste, o tempo nublado e chuvoso continua na faixa norte da Região e o tempo seco e quente predomina nas demais áreas.