Fim de semana com novo episódio de temporais e chuvas volumosas

No próximo fim de semana as chuvas voltam a ocorrer de forma generalizada em boa parte do país. Há alerta de chuvas volumosas e temporais. Os maiores volumes são esperados para parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

alerta; temporais; inundações
Alerta de temporais e chuvas volumosas para o fim de semana. Os maiores volumes ocorrem em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A última semana foi marcada pela ocorrência de temporais no Centro-Sul do país, com destaque para os eventos intensos no Mato Grosso do Sul, fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no Rio de Janeiro, onde chuvas volumosas provocaram inundações severas e muitos transtornos para os moradores.

Para este fim de semana, eventos extremos de chuva são esperados para boa parte do país, em especial para parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde são esperados os maiores acumulados.

Alerta e destaques para o fim de semana

Na manhã do sábado (16), a presença de um cavado, extensão de uma baixa pressão no norte da Argentina, favorece a formação de instabilidades e a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. Ao longo do período, pancadas isoladas se espalham pela Região Sul, com possibilidade de eventos mais intensos como temporais.

No Centro-Oeste, estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, porção centro-leste do Pará e região do MATOPIBA, também há previsão de chuvas isoladas entre o meio e o fim da manhã, com maior probabilidade de serem moderada à forte intensidade no áreas das regiões Norte e Nordeste.

No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e as chuvas passam a ocorrer de forma mais generalizada e com maior potencial para transtornos em toda a Região Sul, Centro-Oeste, no estado de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, em praticamente toda a Região Norte e no MATOPIBA. Os maiores acumulados são esperados no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, no centro-sul e oeste paulista e nos três estados do Sul.

Na madrugada do domingo (17), uma frente fria se acopla à região de cavado, formando um extenso sistema frontal, que vai desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul da Bolívia. Alerta de temporais para o sul, oeste e noroeste gaúchos durante o período.

Fim de semana com alerta para chuvas volumosas e temporais em boa parte do país. Os maiores acumulados e maior potencial para transtornos está para a Região Sul e para os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Pela manhã, a frente fria avança deixando alertas para a ocorrência de chuvas e ventos intensos em todo o Rio Grande do Sul, e mais para o fim do período, temporais ocorrem no meio-oeste catarinense, norte, oeste, sul do Paraná e centro-sul do Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste, na Região Norte e centro-sul dos estados do Maranhão e do Piauí, há possibilidade de chuvas isoladas.

No período da tarde, a frente fria se mantém sobre o Rio Grande do Sul. Alerta de chuvas intensas e temporais em praticamente toda a Região Sul, com exceção para o oeste e sul gaúchos, para o Mato Grosso do Sul, sul e oeste de São Paulo. Para o restante do Centro-Oeste, também há previsão de chuvas intensas, porém ocorrem de forma mais isolada. Mesmo assim, há potencial para transtornos como alagamentos e inundações.

No restante do território paulista e região do Triângulo Mineiro, a previsão é de pancadas isoladas. Já no extremo oeste da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí, as chuvas ocorrem com moderada intensidade e de forma mais abrangente.