Fim de semana ainda com baixas temperaturas e alerta de chuva? Saiba onde vai fazer friozinho e tem chuva volumosa
A massa de ar frio perde um pouco de força, mas ainda é capaz de manter as temperaturas amenas no final de semana. Frente fria provoca chuvas e deixa estados em alerta.

A semana foi marcada pela passagem de uma frente fria sobre o país. O sistema provocou chuvas intensas e em algumas cidades da Bahia os volumes de precipitação superaram os 100 mm. Em Santa Cruz Cabrália/BA, ontem (01) foi registrado 122 mm de precipitação em apenas 24 horas, o que causou transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e deixou desabrigados.
No decorrer da semana a massa de ar frio derrubou as temperaturas no Brasil, confira algumas das cidades mais frias desta semana de acordo com os dados de estações espalhadas pelo país :
- São Joaquim/SC com -3,2°C
- Vacaria/RS com 2,8°C
- Bom Jesus/RS com 3,0°C
- Cambará do Sul com 3,7°C
- Serafina Corrêa/RS com 4,4°C
Confira agora a previsão para o final de semana, saiba onde as temperaturas serão mais amenas e onde há alertas de chuvas.
As temperaturas ficam baixas neste final de semana no Brasil
Neste final de semana as temperaturas permanecem baixas na Região Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. A massa de ar frio predominante nessas áreas deixa as temperaturas mais baixas durante a madrugada neste sábado (03) e domingo (04).
As cidades localizadas entre as serras gaúcha e catarinense, e também próximas a Serra da Mantiqueira entre Minas Gerais e São Paulo vão registrar as temperaturas mais baixas do Brasil nos próximos dias. A começar pela Região Sul onde há possibilidade dos termômetros marcarem temperaturas próximas a 0°C, principalmente nas cidades mais altas, como em São Joaquim/SC.

Sobre o Sudeste, o final de semana será com temperaturas mais baixas, com destaque para as madrugadas geladas na Serra da Mantiqueira, o que acaba se estendendo para o início da manhã. No estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a queda nas temperaturas também serão sentidas no sábado (03) e domingo (04).
O sul do Mato Grosso do Sul será mais uma região atingida por essa massa de ar frio, as temperaturas mínimas variam entre 17°C e 19°C no sábado e de 18°C a 20°C no domingo (04). A seguir trazemos as previsão das temperaturas para algumas cidades neste sábado (03):
- Urupema/SC - Mín.: 9°C - Máx.: 20°C
- Canela/RS - Mín.: 10°C - Máx.: 22°C
- General Carneiro/PR - Mín.: 11°C - Máx.: 23°C
- Dourados/MS - Mín.: 18°C - Máx.: 27°C
- Santo Antônio do Pinhal/SP - Mín.: 10°C - Máx.: 20°C
- Monte Verde/MG - Mín.: 8°C - Máx.: 18°C
O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a massa de ar frio deve permanecer neste final de semana, contudo vai perder força nos próximos dias.
A Bahia segue com alerta de grandes acumulados de chuva
O leste do estado baiano vem sofrendo com os grandes acumulados de chuva nos últimos dias. Na cidade de Santa Cruz Cabrália/BA, foram registrados 122 mm de precipitação apenas no primeiro dia deste mês, o que provocou prejuízos no município.

No entanto, as chuvas devem continuar, ao menos até este sábado (03). A frente fria segue se deslocando para o oceano Atlântico, mas o vento traz bastante umidade para a região o que proporciona o aumento nas chances e nos riscos de chuvas intensas.
Neste sábado (03) as chuvas mais fortes são previstas para a região metropolitana de Salvador/BA. No interior do estado há algumas áreas com chances de chuva, mas de maneira isolada e fraca. Não muito diferente do sábado (03), o domingo (04) amanhece com muita nebulosidade sobre áreas no entorno da capital baiana, porém o sistema segue se deslocando e vai chegar também ao Sergipe e em cidades de Alagoas, deixando os estados em atenção.

Na tarde de domingo (04), as chuvas serão mais intensas em todo o estado de Sergipe. Os volumes acumulados até este domingo (04), vão surpreender, em Salvador/BA, os acumulados entre sexta-feira (02) e domingo (04) podem chegar aos 200 mm, em Santo Amaro/BA e Feira de Santana/BA quantidade um pouco menor, 98 e 71 mm respectivamente. Em Aracaju/SE, previsão de 40 mm.