Feriado da Independência: Como será o tempo em todo o Brasil?

Nesta semana teremos o fim de semana prolongado nesta sexta-feira (07) até o domingo (09). Será que vai fazer tempo bom na sua região?

Boa parte do Brasil terá um feriado bastante proveitoso, com tempo firme e ensolarado.

Nesta primeira semana de Setembro está sendo observada uma mudança no padrão das condições do tempo: mais seco e quente. Bem diferente do que foi observado no mês de Agosto. Isso vem acontecendo pelo fato de a Oscilação Antártica ter mudado de sinal nos últimos dias, mas isso é assunto para outro dia! Vamos ver a previsão para cada Região do país!

Região Sul

Finalmente o sol voltou a aparecer nos três estado da Região depois de quatro dias de tempo nublado e chuvoso, graças ao afastamento da frente fria e a atuação de uma massa de ar polar. Esse último sistema que vem atuando, se encontrará mais afastado no oceano, favorecendo a atuação de ventos de norte e de leste.

Na sexta-feira e no sábado o predomínio é de tempo firme em toda a Região, com o dia começando nublado no meio leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. A partir do fim da manhã o tempo começa a abrir nessas áreas. Temperaturas agradáveis ao longo do dia, com sensação de calor para o oeste e norte do Paraná.

No domingo os ventos passam a atuar mais de leste o que favorece o tempo nublado e a ocorrência de chuvisco na faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Bastante nebulosidade também para o centro-sul gaúcho. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia.

Região Sudeste

Na sexta-feira e no sábado o predomínio é de tempo firme em praticamente toda a Região. Somente no nordeste de Minas Gerais que o tempo fica nublado e há potencial para ocorrência de chuva fraca. No norte do Espírito Santo o dia começa nublado, mas o sol aparece entre nuvens na parte da tarde. Previsão de calor para o interior paulista e meio oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, ligeira sensação de frio.

No domingo mudança somente para o leste paulista, onde o dia fica nublado e com chuva fraca no litoral. Na região metropolitana de São Paulo, bastante nebulosidade e surgimento do sol entre muitas nuvens a partir do fim da manhã.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste a previsão é de tempo firme e ensolarado ao longo de todo o feriado. Devido ao tempo mais seco e a passagem recente de uma passa de ar polar, contribui para uma amplitude térmica maior, com temperaturas elevadas na parte da tarde e mais baixas durante a noite, trazendo ligeira sensação de frio na madrugada.

Região Nordeste

Durante todo o feriado em boa parte da Região a previsão é de tempo firme com pouca nebulosidade. No entanto, na faixa leste, os ventos que sopram do oceano favorecem o tempo nublado e com chuva ao longo do dia, principalmente entre Salvador e Aracaju. Nas demais áreas do leste a chuva fraca intercala com períodos de melhoria.

Região Norte

Ao longo de todo o feriado a previsão é de pancadas de chuva no início da manhã e no fim do dia em Roraima e na metade norte do Amazonas e do Pará. No restante da Região o sol aparece entre poucas nuvens.