Evento de frio tardio e intenso na transição para Novembro

Massa de ar polar pode provocar evento intenso de frio tardío no Centro-Sul do país no início de Novembro. Há potencial para ocorrência de geada no Rio Grande do Sul.

frio em Novembro
Intensa massa de ar frio derruba as temperaturas no Centro-Sul do país, com possibilidade de geada para o Rio Grande do Sul.

A primavera de 2020 está sendo marcada pelas chuvas abaixo da média e, principalmente, pelas temperaturas elevadas, que foram extremas durante a onda de calor no final de Setembro e no início de Outubro.

Uma mudança de padrão ocorreu por volta do feriado do último dia 12, com o avanço de um sistema frontal, que favoreceu tanto a ocorrência das tão esperadas pancadas de chuva no Centro-Norte do país, como para a diminuição das temperaturas e para sensação amena em boa parte do Centro-Sul.

Além disso, para os meteorologistas, a análise climática da primavera de 2020 será um interessante material de estudo pelo seu padrão atípico, no qual os principais fatores climáticos de curto e médio prazo, Oscilação Antártica (AAO) e Madden-Julian (MJO), não estavam sendo os responsáveis pelo padrão observado.

A suspeita é de que um padrão de onda estacionária na região equatorial tenha sido a responsável pela constante condição de neutralidade da MJO, provocado por chuvas na região da Índia e pela falta de precipitação no sudeste asiático, condição está que também pode ter sido a responsável pela não resposta da atmosfera aos estímulos da AAO.

No entanto, com o término do período de Monções na Ásia há a expectativa para o retorno da influência desses dois fatores climáticos, que para a AAO já há a possibilidade de estar influenciando uma condição para o início de Novembro.

O frio tardío de Novembro

Coincidindo com período de tendência negativa da AAO, uma massa de ar polar começa avançar pelo sul da América do Sul na última semana de Outubro, coincidindo também com um período de chuvas intensas no Brasil. Esse padrão, traz a possibilidade de que a atmosfera voltou a responder ao estímulo proporcionado pela AAO.

A partir do dia 30 de Outubro, os ventos de sul já produzem uma forte queda das temperaturas, com mínimas podendo ficar abaixo dos 10°C no oeste e sul do Rio Grande do Sul. O dia seguinte é o ápice do frio para o estado gaúcho e de Santa Catarina, com menores mínimas em torno dos 3°C e possibilidade de geada nas regiões Sul e da Campanha no Rio Grande do Sul.

Nos primeiros dias de Novembro, o frio se espalha por todo o Centro-Sul e com potencial para atingir o sul da Bahia, com temperaturas podendo ficar abaixo dos 10°C no sul de Minas Gerais e no leste do Paraná, em torno dos 15°C no leste paulista e dos 18°C no sul da Bahia.