Em meio à onda de calor, o Brasil possui alerta de tempestades ao longo da semana; confira as regiões de risco

A última semana de fevereiro será marcada pela onda de calor em algumas regiões do país, por outro lado, também haverá alertas para tempestades no decorrer dessa semana.

    Os últimos dias de fevereiro serão movimentados, com a proximidade do Carnaval todos querem saber como vai ficar o tempo nos próximos dias para o Brasil. A previsão é de que fique parecido com o que foi registrado na última semana, ou seja, com o padrão típico de verão.

    As chuvas vão continuar atuando sobre o Norte e litoral do Nordeste, no Centro-Oeste e Sudeste as temperaturas continuam acima da média e as chances de tempestades aumentam. No Sul do país, onda de calor afeta partes da região neste início de semana.

    Nesta semana os dias começarão com temperaturas elevadas e, ao final da tarde, as chances de chuvas com potencial para serem intensas e de tempestades aumentam.

    • Onda de calor deixa temperaturas próximas de 40°C sobre o oeste do sul do Brasil.
    • No Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste há chances de chuvas intensas e possibilidades de temporais isolados.

    A seguir a tendência do tempo para a última semana do mês de fevereiro.

    Altas temperaturas e riscos de tempestades

    A nova onda de calor vai atingir, principalmente, o Rio Grande do Sul onde as temperaturas em áreas próximas à fronteira com Argentina e Uruguai podem alcançar 40°C entre segunda (24) e terça-feira (25). Áreas do oeste de Santa Catarina e do Paraná também serão atingidos pela onda de calor, mas as temperaturas vão variar entre 34 e 36°C.

    Nas demais áreas do Brasil, a temperatura continua acima da média para este período, o que mantém a sensação de desconforto térmico. Regiões do oeste paulista e do Triângulo Mineiro devem registrar temperaturas na casa dos 31°C. Enquanto que o interior nordestino terá temperaturas superiores a 34°C, caso de Petrolina e áreas do oeste baiano.

    Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de quarta-feira (26).
    Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de quarta-feira (26).

    Com as altas temperaturas e a maior presença de umidade sobre áreas do centro-norte, as chuvas serão mais abrangentes na região ao longo desta semana. Há alertas de tempestades isoladas que poderão atingir áreas do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

    A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia no litoral nordestino provocando chuvas que podem chegar a ser de forte intensidade. Algumas regiões do interior do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, têm maior possibilidade de registrar tempestades entre a quinta (27) e sexta-feira (28).

    As chuvas caem com menor intensidade no litoral que se estende da Bahia a Paraíba, devido a umidade transportada pelos ventos, vindo do oceano Atlântico. Nas demais áreas, tempo firme e seco.

    Mapa de densidade de raios para a quinta-feira (27) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
    Mapa de densidade de raios para a quinta-feira (27) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

    No Sudeste e Sul do Brasil, há riscos de tempestades isoladas ao longo desta semana. Os quatro estados do Sudeste devem registrar chuvas e temporais isolados, principalmente nesta terça-feira (25), no restante da semana as possibilidades diminuem, mas não se descartam.

    A partir de quarta-feira (26), uma nova frente fria irá avançar sobre a Região Sul e deve provocar tempestades na área. A instabilidade também estará presente em boa parte do Paraná e no oeste de Santa Catarina.

    Região Norte com os maiores acumulados até sexta-feira

    Os maiores acumulados de chuva até sexta-feira (28) vão ocorrer no norte do país. Algumas cidades do Pará tem previsão de acumulados superiores aos 150 milímetros. O Centro-Oeste terá acumulados que beiram os 100 milímetros e em pontos isolados do norte do Mato Grosso do Sul pode alcançar os 110 milímetros durante a semana.

    Atenções voltadas também para o litoral norte do nordeste, Ceará, Piauí e Maranhão onde entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28) o volume acumulado ultrapassa de 50 milímetros. Situação diferente do Sudeste do Brasil, onde a quantidade de chuva será baixa em grande parte da região. Apenas em áreas do oeste de Minas Gerais e São Paulo, as chuvas acumuladas superam os 20 milímetros.

    Previsão de chuva acumulada entre a segunda-feira (24) e sexta-feira (28).
    Previsão de chuva acumulada entre a segunda-feira (24) e sexta-feira (28).

    No Sul do país, até terça-feira (25) os índices pluviométricos serão baixos, a partir de quarta-feira (26) com a chegada de uma nova frente fria, as chuvas irão ocorrer com maior intensidade, elevando o acumulado da semana. O extremo Sul do Rio Grande do Sul deverá registrar os maiores acumulados da região.