Duas massas de ar frio vão atuar no Brasil até o fim de semana; confira a previsão

O calor desta semana ficará intercalado com duas frentes frias que avançarão pelo país nos próximos dias, afetando as regiões Sul e Sudeste e deixando as temperaturas mais amenas. Há risco de geadas.

Neste momento, uma massa de ar frio está avançando pela região Sul, após a passagem de uma frente fria que está causando chuvas expressivas. Esse sistema está causando uma queda das temperaturas na região Sul e, ao longo da terça-feira (9), atuará também no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em todos esses estados, as temperaturas caem e se tornam mais amenas entre essa terça-feira (9) e a quarta-feira (10). O pico do frio se dará na quarta-feira durante a madrugada e o início da manhã, quando temperaturas podem chegar a valores de até 2°C na região Sul.

Isso pode ocasionar geadas pontuais em diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta quarta-feira (10) durante a madrugada e a manhã. As condições para formação de geada continuam nos dias seguintes.

Nos demais estados que não fazem parte da região Sul, as temperaturas ficam mais amenas, mas não há risco de frio extremo nem ocorrência de geadas nesta quarta-feira.

Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira durante o início da manhã.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira durante o início da manhã mostra diversos municípios da região sul com potencial de geada. Não há risco nas demais regiões.

Durante as madrugadas e início da manhã dos dias seguintes, ao longo de toda a semana, as temperaturas mínimas devem continuar similares. No entanto, as temperaturas máximas na quinta-feira (11) já estarão novamente atingindo patamares elevados, com temperaturas superiores a 30°C no Sudeste e norte do Paraná.

No restante da região Sul, as temperaturas máximas ainda permanecem em patamares mais amenos, entre 20°C e 25°C na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Previsão de temperaturas máximas na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas na quinta-feira durante a tarde mostra que o calor já retorna com intensidade para o sudeste, embora temperaturas extremas não atinjam o sul.

Esta não será, no entanto, a única massa de ar frio que atuará no país ao longo desta semana. Já entre o final da quinta-feira (11) e a sexta-feira (12), uma nova frente fria avança pelo Brasil, trazendo consigo mais uma massa de ar frio.

Segunda massa de ar frio atinge o país na sexta-feira

Essa massa, no entanto, terá uma abrangência menor, atuando apenas no leste dos estados da região Sul e Sudeste, enquanto o oeste permanecerá registrando temperaturas mais elevadas. É possível observar sua abrangência ilustrada na imagem abaixo:

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no sábado durante a tarde.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no sábado durante a tarde mostra massa de ar frio atuando no leste e litoral da região Sul e Sudeste ao longo do final de semana.

Isso será suficiente, no entanto, para fazer as temperaturas caírem ainda mais na região Sul. Há risco de geadas mais abrangentes na região da Serra Catarinense e da Serra Rio-grandense entre sexta-feira (12) e sábado (13).

Enquanto isso, em boa parte de São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba), do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e do sul do Espírito Santo registrarão temperaturas amenas, que não passam dos 20°C ao longo do sábado (13) e do domingo (14). Isso inclui as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Previsão de temperaturas máximas no Sábado durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas no Sábado durante a tarde mostra que diversos municípios registrarão temperaturas inferiores a 20°C (ilustrado pelas cores esverdeadas)

Vale notar que outras regiões, como o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e todo o Centro-Oeste não serão afetados pela massa de ar frio, e continuarão registrando temperaturas altíssimas que podem ultrapassar os 40°C em diversos municípios.