Duas massas de ar frio vão atuar no Brasil até o fim de semana; confira a previsão

O calor desta semana ficará intercalado com duas frentes frias que avançarão pelo país nos próximos dias, afetando as regiões Sul e Sudeste e deixando as temperaturas mais amenas. Há risco de geadas.
- Mais informações: Poderoso ciclone no oceano impulsiona massa de ar frio no Brasil
Neste momento, uma massa de ar frio está avançando pela região Sul, após a passagem de uma frente fria que está causando chuvas expressivas. Esse sistema está causando uma queda das temperaturas na região Sul e, ao longo da terça-feira (9), atuará também no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em todos esses estados, as temperaturas caem e se tornam mais amenas entre essa terça-feira (9) e a quarta-feira (10). O pico do frio se dará na quarta-feira durante a madrugada e o início da manhã, quando temperaturas podem chegar a valores de até 2°C na região Sul.
Nos demais estados que não fazem parte da região Sul, as temperaturas ficam mais amenas, mas não há risco de frio extremo nem ocorrência de geadas nesta quarta-feira.

Durante as madrugadas e início da manhã dos dias seguintes, ao longo de toda a semana, as temperaturas mínimas devem continuar similares. No entanto, as temperaturas máximas na quinta-feira (11) já estarão novamente atingindo patamares elevados, com temperaturas superiores a 30°C no Sudeste e norte do Paraná.
No restante da região Sul, as temperaturas máximas ainda permanecem em patamares mais amenos, entre 20°C e 25°C na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Esta não será, no entanto, a única massa de ar frio que atuará no país ao longo desta semana. Já entre o final da quinta-feira (11) e a sexta-feira (12), uma nova frente fria avança pelo Brasil, trazendo consigo mais uma massa de ar frio.
Segunda massa de ar frio atinge o país na sexta-feira
Essa massa, no entanto, terá uma abrangência menor, atuando apenas no leste dos estados da região Sul e Sudeste, enquanto o oeste permanecerá registrando temperaturas mais elevadas. É possível observar sua abrangência ilustrada na imagem abaixo:

Isso será suficiente, no entanto, para fazer as temperaturas caírem ainda mais na região Sul. Há risco de geadas mais abrangentes na região da Serra Catarinense e da Serra Rio-grandense entre sexta-feira (12) e sábado (13).
Enquanto isso, em boa parte de São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba), do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e do sul do Espírito Santo registrarão temperaturas amenas, que não passam dos 20°C ao longo do sábado (13) e do domingo (14). Isso inclui as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Vale notar que outras regiões, como o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e todo o Centro-Oeste não serão afetados pela massa de ar frio, e continuarão registrando temperaturas altíssimas que podem ultrapassar os 40°C em diversos municípios.