Poderoso ciclone no oceano impulsiona massa de ar frio no Brasil, com risco de geadas; confira a previsão

A presença de um forte ciclone sobre o oceano impulsiona o ar frio para o Brasil nas próximas horas. A tendência é de que a massa de ar polar deixe as temperaturas mínimas amenas e contenha as temperaturas máximas.

    O restante desta terça (9) e a quarta-feira (10) serão marcados pela presença de ar frio sobre o centro-sul do Brasil. A frente fria que avança pelo país leva consigo uma massa de ar frio que é alimentada por um ciclone extratropical e mantém a tarde de terça (9) e manhã de quarta (10) com temperaturas mais amenas.

    Confira a previsão do tempo com mais informações para o restante desta terça (9) e no decorrer de quarta (10).

    Terça-feira: ar frio segura aumento das temperaturas máximas

    A terça-feira (9) amanheceu com tempo parcialmente nublado sobre o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná e em partes do Mato Grosso do Sul. A frente fria que segue seu deslocamento deixa o tempo fechado entre o centro do Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo.

    Anomalia de temperatura prevista para a tarde desta terça-feira (9).
    Anomalia de temperatura prevista para a tarde desta terça-feira (9) mostra ar frio atuando sobre os três estados da Região Sul.

    A massa de ar frio, impulsionada pelo ciclone, avança em sua retaguarda e mantém as temperaturas máximas mais amenas nesta terça-feira (9). Em algumas regiões do Brasil, os termômetros não devem superar os 30°C.

    A massa de ar frio estará mais intensa sobre o norte do Rio Grande do Sul, centro e oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná nesta terça (9).

    As temperaturas máximas desta terça-feira (9) ficam mais amenas no sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, os valores variam entre 19°C e 22°C no sul e oeste gaúcho. Já nos municípios próximos à divisa com Santa Catarina, as máximas não ultrapassam os 20°C. Em Vacaria/RS, por exemplo, os termômetros não passam de 16°C.

    Temperatura máxima prevista para terça-feira (9).
    Temperatura máxima prevista para terça-feira (9), segundo o modelo ECMWF.

    Em Santa Catarina, o cenário é bastante semelhante. Nas áreas de serra, como em São Joaquim/SC, a máxima prevista é de apenas 13°C. No centro e oeste catarinense, cidades como Concórdia/SC, Chapecó/SC e São Miguel do Oeste/SC registram máximas abaixo dos 20°C. A exceção ocorre no litoral norte, onde os termômetros ainda alcançam até 27°C.

    No Paraná, o contraste será maior. Enquanto no sul do estado as máximas ficam em torno de 22°C, no noroeste e norte paranaense os termômetros ainda chegam próximos dos 30°C.

    Quarta-feira: risco de geadas no entre RS, PR e SC

    Em boa parte da Região Sul do Brasil, as temperaturas ficam abaixo de 10°C no amanhecer desta quarta-feira (10). Em cidades do Rio Grande do Sul, as primeiras horas do dia terão variação entre 6°C em Erechim e 12°C em Pelotas.

    O destaque fica para o sul paranaense, porção central e de serra catarinense, além da serra gaúcha, onde as mínimas ficam abaixo de 5°C e podem chegar a 3°C. Dessa forma, há chance de geadas pontuais nessas áreas.

    Em Santa Catarina, as mínimas serão ainda mais baixas do que no Rio Grande do Sul, variando entre 5°C e 8°C, cenário semelhante ao previsto para o sul do Paraná. Já no norte e no oeste paranaense, os termômetros registram valores um pouco mais elevados, entre 10°C em Cascavel e 14°C em Londrina.

    Temperatura mínima prevista para a manhã de quarta-feira (10).
    Temperatura mínima prevista para a manhã de quarta-feira (10), mostra temperaturas abaixo de 5°C entre o norte do RS, SC e sul do PR.

    A massa de ar frio também avança pelo Mato Grosso do Sul e por parte do Sudeste durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (10). À tarde, o sistema perde força e as temperaturas voltam a subir, tendência que se confirma já na quinta-feira (11). Confira a previsão desta quarta-feira (10) para as capitais:

    • Porto Alegre/RS - Mín.: 11°C / Máx.: 23°C
    • São Paulo/SP - Mín.: 14°C / Máx.: 27°C
    • Curitiba/PR- Mín.: 7°C / Máx.: 24°C

    Durante o amanhecer, são previstas temperaturas amenas no Mato Grosso do Sul, em grande parte de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Nessas áreas, os termômetros variam entre 11°C, no sul de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e 18°C no noroeste paulista e no Triângulo Mineiro.